Nova SBE apresenta indicadores do impacto da mudança para o campus

A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) está a celebrar o terceiro aniversário do campus de Carcavelos, inaugurado em setembro de 2018 – uma mudança que trouxe proveitos de crescimento e diversidade internacional, maior dinamismo ao ecossistema docente e de investigação e novas infraestruturas para albergar áreas de conhecimento basilares para a sustentabilidade da escola.

O campus de Carcavelos onde a Nova SBE se instalou há três anos permitiu à escola prosperar em várias frentes. Os indicadores refletem a materialização do sonho que entusiasmou a sociedade civil, com destaque para os antigos alunos, empresas e organizações, e possibilitou que a escola de negócios portuguesa seja hoje uma referência pelo ensino e pela investigação, reconhecidos a nível nacional e internacional.

Durante os três anos nas novas instalações, mais de 20.000 alunos frequentaram a escola. Atualmente, a escola conta com alunos de mais de 60 nacionalidades, sendo que 61% dos alunos de mestrado são internacionais, contribuindo para a diversidade e para a partilha de experiências. De notar que 68% dos alunos de mestrado da Nova SBE prosseguem as suas carreiras profissionais fora de Portugal, em empresas internacionais de referência, algo que contribui para o lugar de destaque que a escola ocupa nos principais rankings internacionais, posicionando-se entre as melhores escolas de gestão e finanças do mundo.

Estes resultados são possíveis graças não só às infraestruturas que a escola oferece, mas também pelo investimento no aumento do corpo docente internacional – de 18% para 41% desde 2018 –, captação de professores provenientes de universidades internacionais como Standford ou Rotterdam School of Management, e também pelo reforço da oferta formativa que hoje abrange nove áreas diferentes, mais quatro que há três anos. Nesta oferta, destacam-se a Área de Especialidade em Hotelaria & Gestão de Serviços e os três mestrados de nova geração: Mestrado em Análise de Negócio, Mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação e o Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas.

A Nova SBE é cada vez mais uma instituição aberta ao mundo e que emana e partilha conhecimento, contando hoje com 13 centros de conhecimento, com uma capacidade de investigação e análise ímpar em Portugal, destacando-se os 29 artigos publicados em meios de referência em apenas três anos.

Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são cada vez mais transversais à atividade da escola, não só apostada em impactar toda a comunidade escolar, mas também com reflexo na restante comunidade. A ambição materializa-se hoje através do envolvimento em inúmeros projetos de inovação social, que será ainda mais reforçada com a recente atribuição da ERA Chair ao SOCIALinNOVA-HUB, e de sustentabilidade, como são exemplos o Bios Urban Farm e o Cascais Smart Pole.

Com o intuito de continuar a dinamizar um ecossistema de impacto de Carcavelos para o mundo, a Nova SBE acaba de inaugurar o Westmont Hospitality Hall e, muito em breve, novos espaços dedicados à inovação e empreendedorismo vão complementar a construção deste campus único na Europa, um espaço de colaboração disruptiva e de inovação contínua, no qual as empresas beneficiam da capacidade de experimentar, aliado à ousadia dos alunos, assente num modelo de sustentabilidade transversal a todas as atividades.

Daniel Traça, diretor da Nova SBE, assinala: «Apesar dos grandes objetivos que alcançámos nos últimos três anos, a nossa missão nunca está terminada, porque sentimos que o país e a Europa precisam de nós. Da nossa capacidade para inspirar e desenvolver os mais talentosos da Europa, numa comunidade verdadeiramente pan-europeia, fiel àquilo que a Europa sonhou ser. E a liderar nos novos desafios que se põem a todos: a sustentabilidade acima de tudo, mas também a renovação do capitalismo, a coesão social, a transformação pela tecnologia, o digital e os dados, e tantos outros. Vamos continuar a apoiar ainda mais a transformação das empresas e das instituições – e com ela a vida das pessoas – rumo ao futuro. Temos um vasto conjunto de projetos em desenvolvimento, de que destacaria o lançamento do ecossistema de inovação ainda este ano, o Nova SBE Westmont Institute of Tourism and Hospitality inaugurado na passada segunda-feira, o Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, o Social Design Lab, o DataLab, entre muitos outros projetos ambiciosos e que contribuirão para um reforço da sustentabilidade económica, social e ambiental de Portugal.»

O terceiro aniversário do campus de Carcavelos é hoje assinalado com um evento que reúne a comunidade académica, parceiros e entidades oficiais. A cerimónia conta intervenções do reitor Universidade Nova de Lisboa, João Sàágua, do presidente Fundação Alfredo de Sousa, Miguel Pinto Luz, de Daniel Traça e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

No decorrer do evento, o professor da Nova SBE Nadim Habib e o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo são os protagonistas de uma conversa sobre o tema «A cultura portuguesa de liderança em tempos de crise», e o professor Pedro Oliveira conversa com Alexandra Palt, chief sustainability officer and executive vice president da L’Oréal, sobre o tema «O caminho para um futuro corporativo sustentável e o papel».

.

Foto: André Gallego