Universidade Lipor forma recém-licenciados

A Universidade Lipor 2021 «Guardiões do Futuro» vai avançar, entre os dias 8 e 12 de novembro, com um programa de formação dirigido a 20 jovens recém-licenciados, capacitando-os em temáticas centradas no ambiente, biodiversidade, serviços de ecossistema, inovação, espaços verdes e alterações climáticas. Esta formação, em formato de e-learning, terá a duração de 26 horas e os interessados deverão inscrever-se no site da Lipor, aqui, até ao dia 4 de novembro. A participação nesta formação será gratuita e tem como grupos-alvo os recém-licenciados até aos 35 anos de idade ou profissionais com motivação e interesse nas temáticas incluídas no programa.

A formação será composta de valências teóricas e de componentes práticas, em que os formandos terão a oportunidade de realizar exercícios relativos às matérias lecionadas através dos métodos expositivo, ativo e demonstrativo.

.

A Lipor

A Lipor é a entidade responsável pela gestão, pela valorização e pelo tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos municípios associados de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. Trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por um milhão de habitantes. Sustentada nos modernos conceitos de gestão de resíduos urbanos, a Lipor desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento desses mesmos resíduos, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética – complementadas por um aterro sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.

Ao assumir de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a Lipor firma todos os esforços na sua valorização mais adequada, abordagem esta que tem por base a projeção de um modelo circular de negócios, e é sustentada por projetos demostrativos daspráticas circulares de suporte. A atuação da organização permite consolidar um posicionamento que se preconiza pela criação de valor no ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do resíduo como recurso na cadeia de valor.

A nível nacional, a Lipor pretende ser impulsionadora da temática da economia circular, através da partilha de novas estratégias e da procura de soluções mais eficazes.