«LeasePlan 2021 Car Cost Index»
Veículos elétricos em destaque

A LeasePlan divulgou o «Car Cost Index 2021», que revela que os veículos elétricos (VE) do segmento compactos e de tamanho médio são agora totalmente competitivos em termos de custos com os veículos a gasolina e diesel na maioria dos países europeus. Destaque para Portugal, onde o TCO (Custo Total de Propriedade) dos veículos elétricos é mais económico não apenas nesses segmentos como também em todos os outros segmentos em análise.

Texto: Redação «human»

.

Nos poucos países onde os VE ainda não são competitivos em termos de custos, a diferença de preços entre os VE e os automóveis a gasóleo/ gasolina diminuiu significativamente. Se a tendência continuar, provavelmente os VE vão atingir a competitividade de custos em todos os países inquiridos, incluindo nos mercados da Europa de Leste, como a Roménia e a Polónia, até 2030.

O «LeasePlan Car Cost Index», agora na sua sexta edição, é uma análise abrangente que revela o TCO de um automóvel – incluindo combustível/ energia, depreciação, impostos, seguros e manutenção – em 22 países europeus.

Tex Gunning, chief executive officer (CEO) da LeasePlan, assinala: «Este relatório é um alerta para os decisores políticos: os carros elétricos ultrapassaram finalmente o ponto de viragem em termos de preços e são agora competitivos em termos de custos em toda a Europa. No entanto a ação governamental, no que às infraestruturas diz respeito, continua a ser lamentavelmente inadequada. Antes da COP26, continuaremos a apelar aos decisores políticos para que finalmente aumentem e invistam em infraestruturas de carregamento dignas das suas ambições de zero emissões líquidas. Até que os postos de carregamento sejam tão omnipresentes como as estações de serviço nas ruas de Glasgow (cidade onde se realiza a COP26), a Europa não tem qualquer esperança de alcançar as zero emissões.»

Por sua vez, Sandra Roling, head of transport do Climate Group, partilha: «O último ‘Car Cost Index da LeasePlan’ mostra que os argumentos comerciais para mudar as frotas das empresas para VE nunca foram tão consistentes. O transporte rodoviário sem emissões representa uma das maiores oportunidades tanto para as empresas como para o nosso clima. Através do EV100, temos trabalhado com empresas como a LeasePlan para fazer dos VE o novo normal até 2030, por isso é emocionante ver que, atualmente, já passámos o ponto de viragem económico na maior parte da Europa. Todas as empresas podem e devem começar a converter a sua frota em elétrica. Com o COP26 a aproximar-se, temos de continuar a reforçar a ideia de que os veículos com emissões zero são o futuro.»

.

Principais conclusões

As principais conclusões do «LeasePlan 2021 Car Cost Index» são as seguintes:

– O custo médio mensal da condução de um carro varia consideravelmente em toda a Europa, desde 743 euros por mês na Grécia até 1.138 euros na Suíça.

– Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o custo total de propriedade é mais elevado para os condutores na Suíça e em Portugal, e mais baixo para os da Dinamarca e da Alemanha.

– A Polónia é o país mais económico para conduzir um carro a gasolina, enquanto a Grécia é o país mais económico para conduzir um carro a gasóleo.

– Os VE no segmento médio familiar premium (D2) são mais competitivos em termos de custos em comparação com os veículos com motor de combustão interna (ICE) em 17 países, incluindo Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Portugal, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.

– Os VE no segmento pequeno familiar (C1) são totalmente competitivos em termos de custos em comparação com os veículos a combustão em 14 países: Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça e Reino Unido.

.

Notas

Os 22 países incluídos no «Car Cost Index» são: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.

No Índice 2021, os custos são calculados em média durante os primeiros quatro anos de propriedade e assumem 30.000 quilómetros de condução por ano. Para efeitos do Índice, «Custo competitivo» é definido como VE que não são mais do que 5% mais caros do que os seus homólogos a combustão.

DieselGasolinaHíbridos Plug-inEléctricos
Grécia€ 772€ 824€ 863€ 746
Alemanha€ 960€ 878€ 851€ 760
Suécia€ 929€ 987€ 946€ 769
Áustria€ 1,038€ 1,156€ 979€ 832
Finlândia€ 923€ 945€ 954€ 856
Dinamarca€ 939€ 984€ 825€ 857
Eslováquia€ 967€ 970€ 1,003€ 865
Portugal€ 1,445€ 1,541€ 1,246€ 891
França€ 1,027€ 1,039€ 1,104€ 899
Itália€ 1,032€ 1,106€ 1,106€ 899
Bélgica€ 1,039€ 1,014€ 1,093€ 905
Noruega€ 1,152€ 1,168€ 1,040€ 908
Espanha€ 1,063€ 1,092€ 1,047€ 936
Reino Unido€ 1,085€ 1,087€ 1,116€ 945
Países Baixos€ 1,299€ 1,172€ 1,194€ 950
Irlanda€ 964€ 1,037€ 946€ 976
Luxemburgo€ 916€ 928€ 1,100€ 1,018
Hungria€ 818€ 802€ 918€ 1,052
Suíça€ 1,216€ 1,258€ 1,214€ 1,061
República Checa€ 1,008€ 994€ 1,079€ 1,222

Refira-se que os valores do TCO médio mensal apresentados no «LeasePlan Car Cost Index 2021» não deverão ser comparados com o TCO médio mensal do «LeasePlan Car Cost Index 2020», dado que são analisados segmentos diferentes; em 2021 foi considerado o TCO médio mensal do segmento médio familiar premium (D2) e em 2020 dos segmentos utilitário e pequeno familiar (B1 e C1).

A LeasePlan comprometeu-se a atingir as zero emissões produzidas pelos escapes dos veículos da sua frota financiada até 2030. A empresa é um parceiro fundador da iniciativa «EV100», do The Climate Group, lançada no âmbito da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2017.