Apoio a colaboradores com oportunidades e desenvolvimento pessoal e profissional

«Aqui para desenvolver quem connosco quer fazer bem» é o posicionamento da McDonald’s Portugal no contexto da plataforma «Aqui para fazer bem», numa nova vaga de comunicação dedicada aos mais de 8.500 colaboradores nos 185 restaurantes portugueses. A campanha tem como objetivo reforçar o compromisso da McDonald’s no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais dos colaboradores, apostando na formação, na flexibilidade e na valorização das pessoas.

Desde há 30 anos que a marca garante aos seus colaboradores um processo de recrutamento rigoroso, orientado para a criação de emprego responsável e que procura traçar caso a caso um percurso profissional assente no empowerment e no desenvolvimento. Sendo certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), a McDonald’s tem vindo a investir continuamente no desenvolvimento das competências dos seus colaboradores. Atualmente são disponibilizadas mais de 250.000 horas de formação por ano, distribuídas por 12 cursos em diferentes áreas e níveis, acessíveis a todas as pessoas da sede e dos restaurantes, a partir do Centro de Formação.

O desenvolvimento profissional, mas também de todos os colaboradores, é uma das pedras basilares na política de recursos humanos da McDonald’s Portugal, contexto no qual foram atribuídas em 2020, ano de lançamento do Programa de Bolsas de Estudo UP, cerca de 200 bolsas de estudo para apoio às propinas de colaboradores McDonald’s que se encontram a frequentar ou pretendem ingressar no Ensino Superior, um investimento da marca no valor de 100.000 euros anuais. Este ano está já a decorrer a segunda edição do Programa UP, com 200 novas bolsas de estudo a atribuir a colaboradores McDonald’s em restaurantes de todo o país. Num universo de 8.500 colaboradores, em que mais de metade tem entre 18 e 25 anos e cerca de 900 frequentam universidades, a McDonald’s é uma verdadeira porta de entrada no mercado de trabalho para muitos destes jovens, que encontram na marca um emprego com flexibilidade necessária para a conciliação do trabalho com os estudos e com a vida pessoal no geral.

A valorização e as oportunidades de crescimento e de progressão na carreira são igualmente uma realidade para quem trabalha na McDonald’s, uma vez que 90% dos gerentes de restaurante começou a sua carreira como operadores, trabalhando nas cozinhas dos restaurantes, e que 50% dos colaboradores da sede da McDonald’s Portugal iniciou a sua carreira nos restaurantes, ocupando hoje lugares de destaque em várias áreas da empresa.

Alguns exemplos destas histórias de sucesso, de antigos e atuais colaboradores que encontraram na McDonald’s uma formação e experiência para a vida, estão disponíveis na plataforma «Aqui para fazer bem», como é o caso de Nuno Freitas, franquiado da McDonald’s que começou o seu percurso como colaborador num restaurante.

Sofia Mendoça, diretora de recursos humanos da McDonald’s Portugal, refere a propósito: «O investimento e o alargamento do Programa de Bolsas de Estudo UP a todos os restaurantes McDonald’s em Portugal, pelo segundo ano consecutivo, alinha-se com a nossa prioridade de apoio ao desenvolvimento das nossas pessoas. Para estes 200 jovens, é um grande apoio aos seus estudos, e representa uma oportunidade de formação e desenvolvimento pessoal e profissional, que lhes permite uma maior valorização para a sua vida presente e futura. A força do compromisso da McDonald’s para com os seus colaboradores é clara. Grandes histórias como a do Nuno Freitas, que progrediu na carreira, iniciando-a como colaborador de restaurante até franquiado, dão conta disso mesmo e são inspiradoras para todos os que ambicionam um percurso de sucesso.»

Com cerca de 8.500 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 185 restaurantes, no continente e nas ilhas, 90% dos quais geridos por empresários locais, os franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 38.000 restaurantes.

Informações sobre a plataforma «Aqui para fazer bem» aqui.