Combater o desemprego da população qualificada e com idade mais avançada

O projeto Empreender 45-60, da Fundação AEP, pretende potenciar as capacidades dos seniores através dos vários papéis que podem assumir na esfera empresarial, quer como empreendedores, freelancers ou mentores. A segunda edição já está a decorrer e está disponível para quem quiser participar, aqui.

Mais de 16% da população mundial tem uma idade superior a 55 anos, pelo que as questões relacionadas com as atitudes empreendedoras dos mais velhos têm vindo a ganhar expressão, atingindo mais de 1,2 biliões de pessoas. A Europa, em particular, regista o valor médio de idade mais elevado ao nível mundial, confirmando uma tendência para o envelhecimento da população, mas também para um prolongamento do seu período de atividade, com impactos na sustentabilidade económica e social.

Luís Miguel Ribeiro, presidente da Fundação AEP, assinala: «O empreendedorismo sénior representa um enorme potencial de prosperidade económica, seja através da criação de novas empresas, criando simultaneamente mais emprego, seja através da intergeracionalidade, apoiando jovens empreendedores como mentores ou investidores. Foi com esta visão que a Fundação AEP abraçou o tema em 2016 com o lançamento do projeto Empreender 45-60 e é com esse foco que dá continuidade ao projeto, agora na sua segunda edição.»

O Empreender 45-60 destina-se a homens e mulheres com mais de 45 anos, que pretendam iniciar o seu próprio negócio ou contribuir como mentores ou investidores em negócios de jovens empreendedores.

Entre as várias atividades previstas no projeto encontra-se a criação de uma plataforma aglutinadora de informação útil e específica, contendo instrumentos e metodologias adequadas ao empreendedorismo sénior. Nomeadamente ferramentas de análise do perfil empreendedor, análise da maturidade da ideia de negócio e descrição do ecossistema, contendo entidades que o constituem e respetivo quadro de oferta, percorrendo domínios como a educação, a formação profissional, a consultoria e o acesso ao sistema financeiro.

Será ainda desenvolvida a Academia Empreender 4560, com o lançamento de workshops de capacitação para o empreendedorismo sénior e a realização de sessões de capacitação, apoio de mentoria no desenvolvimento da ideia de negócio e apoio na elaboração de planos de negócio.

O «Empreender 45-60 – Uma Estratégia de Apoio ao Empreendedorismo Sénior» é um projeto da Fundação AEP cofinanciado pelo COMPETE 2020, pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional – FEDER.

Mais informações aqui.