Um brinde aos 265 anos
Real Companhia Velha reabre Museu da 1ª Demarcação

O Museu da 1.ª Demarcação reabre hoje, dia 8 de setembro, mesmo a tempo de brindar ao 265º aniversário da Real Companhia Velha e da Demarcação da Região do Douro e Porto, efemérides coincidentes e celebradas a 10 de setembro, data em que se assinala também o Dia do Vinho do Porto.

Texto: Redação Human

.

Com o título da mais antiga empresa portuguesa, a Real Companhia Velha foi fundada em 1756, por Alvará Régio do rei D. José I, sob os auspícios do seu primeiro-ministro, Sebastião José de Carvalho e Mello, mais conhecido por Marquês de Pombal.

É uma data que merece ser celebrada no local onde melhor se pode conhecer ou revisitar aquela que é parte da História de Portugal e do nosso vinho: o Museu da 1ª Demarcação, situado no piso 0 do centro de visitas 17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha, na Alameda da Rua Serpa Pinto, 44B, à beira do Rio Douro, em Vila Nova de Gaia. Na sexta-feira, à entrada que será gratuita soma-se a oferta de um cálice de Vinho do Porto (para maiores de 18 anos), entre as 12H30 e as 19H00.

A reabertura do museu acontece hoje, 8 de setembro. O espaço vai funcionar de quarta-feira a sábado, das 14H30 às 18H30 (última entrada às 18H00). Uma visita que pode ser complementada com uma refeição na Enoteca 17•56, bastando para isso subir ao primeiro piso, para almoçar, petiscar ou jantar e prolongar o conhecimento sobre a Real Companhia Velha, em forma de vinho.

Existem várias opções de bilhete para o Museu da 1ª Demarcação, sendo que podem ser adquiridos à entrada: Simples – Bilhete Museu (5 euros); Porto Experience – Bilhete Museu + Prova de Vinho do Porto (15); Enoteca Experience – Bilhete Museu + Enoteca Experience, com prova de quatro vinhos do Porto (25); e Bilhete Infantil (2,5). A entrada é gratuita para membros do ICOM e da APOM e, no segundo sábado de cada mês, para cidadãos nacionais, mediante identificação. Encerra nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro.

Mais informações no site do museu, aqui, através de e-mail (geral@museurealcompanhiavelha.pt) ou por telefone 222 448 501.

.

Foto: Luís Ferreira Alves