Borja Aranguren, CEO e Co-founder da Cobee
«Os modelos de compensação têm de acompanhar as novas realidades.»

Um jovem com um percurso académico e profissional brilhante esteve na fundação da Cobee, de que é o CEO. Trata-se de uma empresa que, como assinala, surgiu para romper com o estabelecido e alterar um paradigma nos benefícios, o de um mercado estagnado, com os modelos de compensação a terem de acompanhar as novas realidades.

Texto: Redação Human

.

O que está na génese da criação da Cobee?

Os modelos de benefícios mantêm-se inalterados há mais de 20 anos e modernizá-los é visto muitas vezes como um grande encargo burocrático para os departamentos de recursos humanos. Entre os colaboradores víamos uma necessidade de conhecer, poder eleger e dispor livremente dos seus benefícios; nas empresas encontrávamos muitas ineficiências no que tocava a oferecer pacotes de benefícios e retribuição flexível aos seus colaboradores, bem como na comunicação interna destes.

A Cobee surgiu para romper com o estabelecido e alterar este paradigma de mercado estagnado: os modelos de compensação têm de acompanhar as novas realidades. Lutamos para que os planos de compensação sejam um sucesso, com produtos adaptados às necessidades de cada colaborador e que realmente lhes interessem – e tudo isto sem sobrecarregar os departamentos de recursos humanos.

Trazemos ao mercado um produto 100% digitalizado e adaptado à realidade atual, que permite às empresas reduzir a carga administrativa na oferta dos planos de benefícios; e ao mesmo tempo permite que o colaborador possa geri-los de forma autónoma, a partir de uma plataforma muito simples e intuitiva (tudo se faz através de uma app e um cartão).

Como foi o processo de criação da empresa e que caminho percorreram até aqui? Como tem sido sustentado o seu crescimento? Sabemos que recentemente conseguiram novos investimentos para o projeto…

Demos início a esta aventura em 2018 e estamos muito satisfeitos com o que temos conseguido até agora, nomeadamente com o sólido crescimento da empresa e a nossa internacionalização. Desde o primeiro ano, conseguimos criar uma nova categoria dentro dos benefícios para colaboradores e sempre contámos com a confiança de grandes empresas que nos têm apoiado desde o princípio.

Em 2019 conseguimos garantir uma injeção de capital de 2,1 milhões de euros, o que nos permitiu cimentar ainda mais o nosso produto em Espanha. O nosso sucesso no país natal deu-nos segurança para crescer e expandir-nos para fora – algo que sempre quisemos fazer –, pelo que chegámos a Portugal no início de 2021. Os dois países ibéricos apresentam semelhanças e desafios muito próprios e que nos interessa enfrentar em conjunto e, para além disso, muitos dos clientes em Espanha com operações ibéricas pediam já há muito tempo que expandíssemos as nossas operações para cá também – foi um passo muito lógico.

Recentemente fechámos uma nova ronda de financiamento Série A liderada pelo fundo de capital de risco líder europeu Balderton Capital, no valor de 14 milhões de euros. Este é um valor extraordinariamente relevante para o crescimento da Cobee e para o enriquecimento do nosso portfólio de benefícios, que vai também ser essencial para o desenvolvimento tecnológico da plataforma que oferecemos aos nossos clientes. Claro, vai também permitir-nos apostar ainda mais no mercado português e no reforço da equipa portuguesa, algo que nos deixa muito contentes. Em Portugal temos uma taxa de crescimento muito positiva e conseguimos também um leque de clientes muito considerável, incluindo grandes empresas.

A vossa base é Espanha? Onde estão, concretamente, em termos de escritórios centrais?

Os nossos escritórios centrais são em Madrid, mas em Lisboa contamos com uma equipa de profissionais portugueses nativos, que têm muita experiência e conhecimento do mercado português.

Em que mercados já estão?

Neste momento estamos 100% focados em Espanha e Portugal. Contudo, temos em mente continuar o nosso processo de expansão para outros países, nomeadamente na América Latina.

Que perspetivas têm para o futuro da Cobee? Vão ficar-se pelos benefícios ou tocar outras áreas ligadas à gestão de pessoas nas organizações?

Neste momento, o nosso principal foco é mantermo-nos na área dos benefícios, na qual pretendemos ampliar ainda mais a nossa oferta e a sua qualidade, reforçando a aposta nos segmentos que sabemos serem as grandes prioridades dos colaboradores neste momento: os benefícios financeiros e aqueles relacionados com o bem-estar (ginásios, atividades de wellness, plataformas de entretenimento, entre outros). Este é o momento de reinventar o sector e sabemos que os benefícios extrassalariais estão a desempenhar um papel decisivo na atração e retenção de talento – de facto, para sete em cada 10 colaboradores portugueses, seria mais importante receber um pack de benefícios personalizado do que uma subida salarial, tal como indicado num estudo [ver aqui] que realizámos no início deste ano. A nossa proposta de valor é muito apelativa e sentimos que o mercado laboral está preparado e disponível para modernizar o seu sistema de benefícios de colaboradores. Por essa razão, esse é o nosso principal foco neste momento.

O que significa este projeto na sua carreira?

Um dos meus objetivos profissionais sempre foi o empreendedorismo, e encontrei uma carência no sector dos benefícios para colaboradores. Na minha experiência passada noutras empresas, apercebi-me de que podiam até oferecer-nos uma grande quantidade de benefícios, mas nós, enquanto colaboradores, não os valorizávamos por diferentes motivos: desconhecimento da sua existência, dificuldade de os utilizar, complicações administrativas… Desde que recebi o meu primeiro cheque-refeição em papel e geri o meu primeiro seguro médico coletivo, entendi que o benefício era real, mas o seu invólucro e a forma como era apresentado não eram os mais adequados. É por isso que este projeto me entusiasma tanto e fico tão feliz por ver que os utilizadores da Cobee agradecem que a sua empresa lhes ofereça a nossa plataforma. Identifico-me muito com eles.

Para além disso, é também muito emocionante ver como a empresa está a crescer – é um verdadeiro motivo de orgulho para mim enquanto empreendedor.

Sendo ainda um jovem, já pode de alguma forma fazer um balanço da sua carreira?

Atualmente a Cobee é a minha prioridade e estou feliz por poder contar com uma equipa tão motivada como a nossa, que acredita nos valores da empresa e que cresceu de forma exponencial nos últimos meses. Estou verdadeiramente contente nesta etapa profissional que estou a viver.

Como olha para o seu trabalho, eminentemente tecnológico, num mundo marcado pela tecnologia?

Não há dúvida de que a pandemia veio acelerar o processo de digitalização das empresas, o que naturalmente é positivo para uma tecnológica como a Cobee. Acima de tudo, estou feliz por ter podido trazer ao mercado dos benefícios para colaboradores um produto que já era 100% digital e que consegue, neste momento, adaptar-se perfeitamente à situação atual.

.

»»»» Borja Aranguren fundou em 2018 a Cobee, começando a liderar o seu projeto próprio e ocupando o cargo de chief executive officer (CEO), após conseguir uma forte bagagem profissional e receber uma sólida formação académica. A sua carreira no mundo das fintech é antecedida por uma vasta experiência de trabalho em diversas empresas. Na OnTruck, uma startup que desenvolve tecnologias que tornam a experiência de transporte fluida e eficiente, desempenhou funções relevantes como responsável de vendas para o mercado espanhol e diretor estratégico. Previamente, trabalhara na consultora McKinsey & Company, prestando serviços de assessoria às principais empresas e instituições públicas de Espanha, de forma a enfrentar os seus principais desafios e oferecer um desempenho diferenciador e sustentável. A formação académica de Borja Aranguren iniciou-se na Universidade Pública de Navarra, Espanha, onde se licenciou em Engenharia Industrial. Em 2012, recebeu uma bolsa para estudar na Universidade de San Diego (Califórnia, Estados Unidos). Em 2013, combinou o primeiro e o segundo anos de Administração e Gestão de Empresas na UNED com um mestrado em Engenharia.

.

A Cobee é a primeira plataforma digital europeia que permite gerir os planos de benefícios para colaboradores de forma flexível e totalmente automatizada. O seu objetivo é ajudar as empresas a simplificar o trabalho das suas equipas de Recursos Humanos e melhorar o bem-estar de toda a força de trabalho com planos de compensação totalmente personalizados. A partir de uma aplicação, os colaboradores desfrutam de uma experiência única já que, por fim, poderão controlar e gerir os seus benefícios a partir do telemóvel de forma independente: quando e como quiserem. Já as empresas, a partir de um dashboard, podem personalizar estes planos de benefícios em função das prioridades de cada colaborador, sem necessidade de estar em contacto com diferentes fornecedores. Desde a sua criação em 2018, a Cobee conta em Espanha com a confiança de empresas como Ogilvy, Group M, Booking, Job & Talent, Avis, ou Glovo. Em janeiro de 2021, expandiu os seus serviços a Portugal, onde conquistou já um vasto leque de clientes.