O início de uma paixão

A lembrança mais viva sobre como o coaching chegou até mim (ou eu cheguei ao coaching) é a de uma tarde de junho de 2017. Nesse dia, tinha estado a pesquisar sobre certificações na área do coaching

Texto: Patrícia Barardo

.

Sinceramente, nem sei como tudo isto começou…

A lembrança mais viva sobre como o coaching chegou até mim (ou eu cheguei ao coaching) é a de uma tarde de junho de 2017. Nesse dia, tinha estado a pesquisar sobre certificações na área do coaching. E nesse mesmo dia surgiu o convite da Rita para me juntar a ela na sua GO Coaching.

Nesse momento, parecia que tudo fazia sentido.

Lembro-me de que nos últimos meses sentia falta de algo: eram muitos anos a trabalhar na área da formação com grandes consultoras, em projetos totalmente diversos e com clientes especialmente desafiantes. Adorava o que fazia e quando «estava em sala» sentia-o sempre como um momento transformador – todos os dias eram momentos de aprendizagem e de crescimento para mim. As pessoas com quem tinha o privilégio de me cruzar ensinavam-me sempre um pouco mais: pelas suas histórias, pelas suas partilhas, pelas suas questões e até mesmo pela forma como muitas vezes punham em causa o que dizia.

Em sala, estava frequentemente com grupos grandes. O foco estava em mim, no que tinha para partilhar, no que dinamizava, nos desafios que trazia. O palco era meu.

E neste mundo sentia falta da individualidade, de personalizar, de olhar nos olhos, de ter tempo e espaço só para uma pessoa. De não ter uma agenda fixa que de alguma forma tinha que cumprir. De poder acompanhar os passos do outro de forma totalmente única e contínua no tempo, o que não acontecia no mundo da formação.

E vi que o coaching me poderia trazer isso.

E trouxe.

Hoje, cada vez mais encaro, o coaching como uma ferramenta poderosa, desafiadora, encorajadora, que pode levar as pessoas a atingir o seu propósito e os seus objetivos.

O palco é do outro. O foco é o outro. O caminho é do outro.

E nada me traz maior felicidade e orgulho do que poder estar lado a lado com o outro, no seu percurso, a celebrar as pequenas vitórias que vai conseguindo atingir.

Este é o caminho que fazemos na GO Coaching.

.

»»»» Patrícia Barardo é partner e coach da GO Coaching

.

Nota: foto GO Coaching.

Scroll to Top