A multinacional tecnológica francesa Webhelp tem como prioridade, de acordo com os seus objetivos de sustentabilidade presentes no Relatório Global de 2020, reduzir a pegada de carbono dos seus colaboradores em 4,3% anualmente, tendo em conta áreas como o transporte, a gestão de edifícios e escritórios, a energia e o tratamento de resíduos.
A empresa, que desde 2013 tem desenvolvido em algumas localizações, entre as quais Portugal, ações de sustentabilidade, lançou em 2018 o plano global «Greenhelp», que pretende uniformizar a ação ambiental e ecológica da empresa nos diferentes países onde está presente. Desde 2019, a Webhelp tem também monitorizado as suas emissões de carbono com a consultoria da Carbone 4, especializada em estratégias de baixo carbono e de adaptação às alterações climáticas.
Em 2020, a Webhelp estima ter reduzido em 19,3% a sua pegada de carbono por colaborador, em comparação com 2019, e aumentado em 14% o recurso a energia renovável nas suas instalações. A empresa apoia também vários projetos de sustentabilidade, como é o caso do «One Tree Planted», para o qual contribuiu com a plantação de cerca de 1.200 árvores em seis continentes no final do ano passado.
Em Portugal, a empresa tem lançado diversas iniciativas, entre as quais a diminuição da utilização de papel nos seus escritórios, com a política paper free, a eliminação total da utilização dos copos e palhetas de plásticos, quer pelos colaboradores, quer pelos fornecedores parceiros de vending machines, e uma forte campanha visual para a limitação do consumo de água nos WCs. Nos escritórios que agora se encontram em construção, a preocupação ambiental é reforçada, com a implementação de lugares de estacionamento para carros elétricos e o estudo em curso para colocação de painéis solares, que melhorem a eficiência energética da empresa.
Carlos Moreira, chief executive officer (CEO) da Webhelp Portugal, assinala: «No Dia Mundial da Conservação da Natureza [amanhã, 28 de julho], é importante reforçarmos os nossos compromissos em continuar a reduzir anualmente a nossa pegada de carbono. Já foram conseguidos bons resultados no ano passado, mas pretendemos manter uma meta anual que nos permita continuar a traçar um bom caminho, com transparência e de acordo com a nossa metodologia: medir, assumir compromissos, agir e reportar os resultados alcançados.»