Nova diretora de inovação da Galp

Ana Casaca (na foto) é a nova diretora de inovação da Galp. Numa altura em que a inovação está no centro das prioridades da energética, a executiva é a responsável pelos diferentes projetos de inovação da empresa tendo em vista acelerar a transição energética, através dos seus quatro centros de inovação, a aceleradora Upcoming Energies e o Innovation Studio.

Ana Casaca assume este novo cargo com o objetivo de enraizar na Galp um espírito e cultura de inovação aberta e colaborativa. O seu contributo é considerado na empresa como fundamental para posicionar a Galp como player de referência na resposta aos desafios que o sector energético enfrenta, através de projetos de inovação desenvolvidos pela Galp ou em parceria com stakeholders como a academia e empresas dos vários eixos estratégicos nos segmentos de negócio do Upstream, Industrial & Energy Management, Commercial, Renováveis e Novas Energias. A colaboração próxima com start-ups na validação de novas soluções tecnológicas e modelos de negócio em ambiente real, acelerando a sua entrada no mercado, será também uma das missões de Ana Casaca. 

Ana Casaca refere a propósito deste novo desafio: «É um enorme privilégio assumir este cargo num momento em que endereçamos desafios globais que, para serem superados, levarão a inovação a desempenhar um papel estratégico. O contributo da Galp é fundamental para atingirmos a neutralidade carbónica até 2050. O desenvolvimento de negócios e soluções sustentáveis, contribuindo para fazer crescer a energia limpa no mundo, é um dos principais objetivos da equipa que agora lidero.»

Com mais de 20 anos de experiência em inovação e transferência de tecnologia, Ana Casaca é licenciada em Microbiologia pela Universidade Católica Portuguesa e possui um MBA pela Porto Business School. Iniciou o seu percurso profissional como researcher em San Francisco, nos Estados Unidos, através de uma bolsa Fulbright e do Programa Network Contacto, tendo depois desenvolvido a vertente de inovação corporativa no Grupo José de Mello e na Sonae.

.

A empresa

A Galp assume-se como uma empresa de energia comprometida com o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis nas suas operações e nas ofertas integradas que disponibiliza aos seus clientes. Procura criar soluções simples, flexíveis e competitivas para as necessidades energéticas ou de mobilidade tanto de grandes indústrias e pequenas e médias empresas (PME), como do consumidor individual. A sua oferta inclui várias formas de energia – da eletricidade produzida com fontes renováveis ao gás natural e aos combustíveis líquidos. Como produtor, atua na extração de petróleo e gás natural a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima e é o maior produtor ibérico de energia elétrica de base solar. A empresa contribui para o desenvolvimento económico dos 11 países em que opera e para o progresso social das comunidades que a acolhem. Surge como líder do seu sector nos principais índices mundiais de sustentabilidade. A Galp emprega diretamente 6.360 pessoas.