KCS IT adapta-se para crescer em contexto de desafios

Perante um contexto marcado pelo impacto da pandemia de Covid-19, as consequentes alterações impostas a nível de metodologias de trabalho e novas necessidades identificadas no mercado, a KCS IT procurou adaptar-se e ser resiliente. A estratégia seguida de melhoria e reestruturação de serviços e criação de novos departamentos permite olhar para este ano com otimismo, acompanhando a retoma económica, o investimento em IT (tecnologias de informação) e a conquista de novos projetos já verificada no último trimestre de 2020, e definir metas de faturação de 16 milhões de euros.

A estratégia seguida para responder aos desafios encontrados nos últimos meses passou por três eixos: (i) teletrabalho, através da utilização da tecnologia em prol de uma nova forma de trabalho e interação com a equipa e com clientes; (ii) proximidade com a equipa, assegurando o trabalho numa lógica de proximidade e união, não obstante a distância física; (iii) reestruturação, de serviços e da forma como a consultora se apresenta junto dos clientes.

Tiago Farinha (na foto), diretor geral da KCS IT, assinalou: «Nunca duvidámos que íamos conseguir ultrapassar os desafios de 2020. Tivemos de tomar decisões que hoje, em retrospetiva, verificamos terem-se relevado as mais acertadas. As expetativas relativamente a este ano já estão a ser superadas: tivemos um primeiro trimestre muito interessante, de recuperação, com uma sensação positiva relativamente à forma como o mercado está a evoluir e às nossas perspetivas de atividade, enquadradas na tendência de crescimento verificada nos últimos anos. O rumo a seguir já está identificado, quer a nível interno, com um esforço de retenção de talento e proximidade à nossa equipa, quer externo, com metas de crescimento, adaptação ao mercado e inovação na oferta disponibilizada.»

Entre as apostas para crescer em 2021 conta-se a agregação de um conjunto de serviços numa nova business unit dedicada à consultoria. Esta visa responder a um mercado com necessidades crescentes e diversas, fruto da evolução das organizações e das tecnologias que as suportam. Neste sentido, os modelos de resposta e de serviço têm de ser adaptados a novas exigências e encapsulados em formatos flexíveis, multidisciplinares e aptos para realizar a entrega adequada de projetos aos clientes.

O foco passa também pelo hub tecnológico Terceira Tech Island. A KCS IT espera estar aí a breve trecho, dotada de uma unidade de inovação tecnológica, com um roadmap de projetos de R&D (research and development), tendo em vista a produtização e a comercialização de serviços de apoio à inovação e ao R&D.

Num momento em que a relação com os colaboradores se encontra em transformação e redefinição, a gestão do talento é, igualmente, uma preocupação fundamental. Ao Departamento de People & Talent da KCS IT cabe a responsabilidade de implementar os processos para garantir um acompanhamento cada vez mais próximo de cada consultor, apostar no seu crescimento profissional, identificar e apoiar o seu desenvolvimento de carreira e as suas competências, potenciar a possibilidade de participação em projetos de referência a nível nacional e internacional e facultar oportunidades de formação e certificação em áreas diversas.

.

A KCS IT

Com mais de 10 anos de existência, a KCS IT oferece hoje um conjunto multifacetado de serviços que passam pelo outsourcing, pela consultoria estratégica (com serviços como R&D, Team as a Service e Delivery Center) e pela formação. Essa diversidade reflete-se num vasto grupo de clientes oriundos de diferentes setores e indústrias.

Com uma equipa inovadora e ágil, flexível e dedicada, a consultora cresceu para se tornar numa empresa que é reconhecida pela sua experiência em gestão de projetos através da implementação de boas práticas internacionais como PMI e alinhada com as soluções Microsoft, Esri, Salesforce e SAP.

Ao longo do tempo, a KCS IT desenvolveu a sua presença internacional, possuindo atualmente presença em vários pontos de Portugal (Lisboa, Porto, Leiria e Ilha Terceira), na Bélgica e no Luxemburgo.