O novo SEAT Leon recebe o motor 1.5 TGI alimentado por três depósitos para gás natural comprimido, criando uma versão GNC com alcance até 440 quilómetros.
Texto: Redação Human
A SEAT iniciou a produção do novo SEAT Leon TGI. Esta versão a gás natural junta-se à gama de motorizações existente, alargando a escolha disponível que inclui gasolina (TSI), diesel (TDI), mild-hybrid (eTSI), híbrido plug-in (e-HYBRID) e, agora, gás natural comprimido (TGI).
O novo SEAT Leon TGI é equipado com o motor de quatro cilindros 1.5 TGI, capaz de desenvolver 130 cavalos (CV, 96kW) de potência e 200 Nm de binário, garantindo uma experiência de condução tão envolvente e assertiva como se espera de um SEAT, independentemente da tecnologia que o propulsione.
O compacto Leon integra três depósitos de GNC com uma capacidade total líquida de 17,3 quilogramas (kg), correspondendo a um alcance de 440 quilómetros (km) sem necessidade de reabastecimento. E mesmo que o pior aconteça, e se gastem os depósitos de GNC até ao fim, o sistema muda automaticamente para a alimentação a gasolina, assegurando a viagem até ao posto de abastecimento de GNC mais próximo. A gasolina é fornecida por um depósito adicional de nove litros. No posto, o abastecimento é tão simples como em qualquer outro veículo da gama.
O SEAT Leon TGI tem um consumo de combustível de apenas 3,9 kg a 4,3 kg de gás natural a cada 100 quilómetros, com somente 107 a 118 g/km de emissões de CO2 em ciclo WLTP. O novo motor 1.5 TGI montado no Leon recorre ao inovador ciclo de combustão Miller com elevada taxa de compressão de 12.5, de forma a melhorar a eficiência e a reduzir as emissões de CO2.
Um veículo a GNC reduz as emissões de CO2 em 25% comparativamente a uma versão a gasolina equivalente. Em termos ecológicos e de benefícios fiscais, a tecnologia de GNC proporciona uma impressionante redução do custo por quilómetro, até 50% abaixo dos valores de um modelo a gasolina equivalente e 30% inferior aos de um diesel.
A SEAT está também a explorar o desenvolvimento e a utilização do bio metano renovável, que neutraliza as emissões de CO2 geradas com a utilização do veículo. O bio metano de elevada qualidade é extraído de resíduos orgânicos e pode ser adicionado ao gás natural convencional ou usado na sua completa substituição. O bio metano combina a mobilidade amiga do ambiente com a economia circular, reduzindo ainda o impacto de CO2 do motor ao longo do seu ciclo de vida.
O novo SEAT Leon TGI ficará disponível em Portugal com os níveis de equipamento Style e FR, que especificamente nesta motorização TGI receberão ambas, de série, o SEAT Digital Cockpit, uma estreia na gama do SEAT Leon TGI.
Desenhado, desenvolvido e produzido em Barcelona, na sede da SEAT, em Martorell, o SEAT Leon 1.5 TGI 130CV DSG entrou em produção esta semana. Nas próximas semanas, ficará disponível para alguns mercados com caixa manual e entrará também em produção com carroçaria Sportstourer.