Ter um diretor de RH em regime de outsourcing

E se o seu Departamento de Recursos Humanos (RH) fosse gerido por uma empresa externa?

Texto: Luís Marques

 

Muitas das empresas com as quais nos deparamos na nossa atividade, pela sua dimensão ou mesmo por opção, não têm um departamento ou um diretor de RH nos seus quadros, embora seja inquestionável a importância e a necessidade da existência da função RH numa empresa.

Mas não ter a dimensão ou as condições para ter um Departamento de RH autónomo e estruturado não pode impedir que uma empresa tenha a equipa certa, bem gerida, bem desenvolvida e adequadamente remunerada.

Foi com este propósito que nasceu a Fórmula do Talento e é este o posicionamento que nos distingue:  ser o diretor de RH das empresas que, por dimensão ou por opção, não têm a função internamente.

O outsourcing da função/ direção de RH é uma solução integrada no domínio da gestão de pessoas, em que asseguramos os serviços de diretor de RH com o know-how e o conhecimento exigidos, de forma flexível e adaptada às necessidades e possibilidades de cada empresa, em cada momento.

Esta solução, pouco habitual numa função que é vista como sensível e crítica, tem permitido a muitas empresas terem a função de RH desempenhada por especialistas, em vez de «remediarem» a situação entregando-a a uma pessoa ou a um departamento, sem a senioridade, a experiência e os conhecimentos necessários. Muitas vezes, estas pessoas, embora altamente competentes nas suas áreas, acumulam funções que nada têm a ver com a gestão de pessoas, fazendo com que a área de RH fique em segundo plano.

Quando a empresa considera que esta pode ser uma via para a sua gestão de pessoas, trabalhamos sempre em conjunto para encontrar uma solução que se afigure mais adequada, tendo em consideração os objetivos da organização e podendo assumir as seguintes formas:

– função ser assegurada com dedicação parcial (que pode ir de apenas dois ou três meios dias por mês a um ou dois dias por semana), garantindo o regular funcionamento do Departamento de RH;

–  função ser assegurada com dedicação parcial, com o objetivo de criar o futuro Departamento de RH da empresa, recrutar um responsável quando oportuno e a função passar a ser executada internamente, recorrendo posteriormente a algum apoio pontual;

– ter essa função apenas para apoio mais estratégico e de apoio à Direção Geral ou, em alternativa, a um nível mais operacional assegurando o regular funcionamento do Departamento de RH e das diversas funções e processos – desde o recrutamento ao processo de gestão de desempenho, desde o processo de acolhimento à realização da entrevista de saída.

Ao longo de quase uma década de existência, são já vários os exemplos de sucesso de clientes na área do outsourcing da Direção de RH: nos sectores industrial, alimentar, têxtil, agrícola, de tecnologias de informação (TI), etc. Não existem clientes iguais e temos sempre de adaptar a nossa fórmula, mas é para nós um orgulho apoiar o desenvolvimento do talento e contribuir para o crescimento dos nossos clientes.

O outsourcing da Direção de RH é uma solução que permite às empresas acederem às melhores práticas de gestão de pessoas, ainda que não tenham estrutura, dimensão ou condições para ter a função internamente.

Focar-se no negócio e entregar os temas relacionados com a gestão das pessoas a especialistas é a melhor opção, sobretudo nestes tempos desafiantes.

Contacte-nos para saber como podemos ser o seu parceiro de negócio na gestão de RH da sua empresa.

 

»»»» Luís Marques é partner/ managing director da Fórmula do Talento