Cofidis aposta em workplace strategy para nova sede

Com o objetivo de proporcionar aos seus colaboradores uma melhor employee experience, atendendo sobretudo ao seu bem-estar e à sustentabilidade ambiental, a Cofidis contratou a JLL para o desenvolvimento de uma workplace strategy, na sua nova sede em Lisboa, nas Natura Towers, que será inaugurada em meados do próximo ano. Trata-se de um estudo que se foca nas pessoas, nos espaços e nas novas formas de trabalhar. É a construção de um programa estratégico que tornará a empresa mais ágil e flexível, melhor preparada para o futuro.

Para concretizar esta estratégia, foi realizado um estudo detalhado, liderado pelo arquiteto Caetano de Bragança, head of workplace strategy and sustainability da JLL, que teve como finalidade estabelecer uma base estruturada para o futuro dos espaços de trabalho da Cofidis. Esta teve em conta a visão estratégica da empresa, a sua cultura e os valores corporativos, as soluções tecnológicas e a análise dos espaços existentes, sempre com um importante foco nas opiniões dos colaboradores, num processo cocriativo com dezenas de ações que envolveram mais de 800 pessoas.

Para a Cofidis, o principal objetivo desta parceria com a JLL é criar um workplace à medida da estratégia de negócio, com um impacto positivo em todo o ecossistema e em que os seus colaboradores se sintam ainda mais felizes e, consequentemente, mais produtivos. A workplace strategy que está a ser desenhada, reflete já a forma de trabalhar da empresa ao envolver muitas das equipas, promove metodologias inovadoras e a abertura ao exterior, tendo em consideração todo o processo de transformação que se está a viver na Cofidis.

Caetano de Bragança afirma ainda: «Ao mudar-se para a sua nova sede, a Cofidis procura ter muito mais que um escritório. A visão da empresa passa por ter um espaço de trabalho de vanguarda que reflita o seu ADN e que tenha um contributo positivo na vida dos colaboradores. O estudo de workplace strategy que desenvolvemos foi crucial para alcançar esse objetivo, pela complexidade de análise e pelo envolvimento de toda a empresa num processo de participação e cocriação. Este tipo de estudo é verdadeiramente único em Portugal e não tenho dúvidas de que será uma ferramenta cada vez mais procurada pelas empresas para conseguirem ter os espaços de trabalho mais ajustados às necessidades das suas equipas e da própria organização, com ganhos claros no bem-estar dos colaboradores e na produtividade coletiva.»

O estudo desenvolvido pela JLL para a Cofidis é único em Portugal, pela profundidade da sua análise e pelo envolvimento da estrutura da empresa num processo de participação e cocriação.