Santander é um dos 25 melhores lugares para trabalhar

O Banco Santander integra, pelo segundo ano consecutivo, a lista mundial das 25 empresas consideradas Great Place to Work, segundo o «World’s Best Workplaces 2020». O banco foi selecionado entre mais de 10.000 empresas de 92 países, por proporcionar uma experiência profissional excecional para os empregados, com relações de máxima confiança e ambientes de trabalho justos e iguais para todos.

Este reconhecimento é uma demonstração da forma de trabalhar do banco, assente numa estratégia baseada na confiança e numa cultura corporativa que promove a diversidade e é orientada para os resultados. Nos inquéritos do banco, o compromisso dos colaboradores aumentou nove pontos percentuais desde o início da sua transformação cultural em 2014. Hoje, os colaboradores trabalham num ambiente mais flexível e focado na diversidade e inclusão, onde se avalia não só o que fazem mas também como o fazem.

Alexandra Brandão (na foto), responsável global de recursos humanos do Banco Santander, afirmou: «Estamos muito orgulhosos de receber este reconhecimento, que reflete a nossa forma de trabalhar como um banco responsável. A nossa missão de contribuir para o progresso das pessoas e das empresas é o que nos move a cada dia e a nossa cultura ajuda-nos a alcançá-la agindo ‘modo Santander’, de forma simples, próxima, justa e sustentada no nosso comportamento e liderança.»

A responsável acrescentou ainda: «2020 tem sido marcado pela pandemia Covid-19, durante a qual a saúde e o bem-estar dos nossos trabalhadores têm sido a prioridade. Agimos de uma forma rápida, o que nos permitiu ter a maioria dos trabalhadores a trabalhar remotamente, e foi dado o apoio necessário para os que tinham de atender presencialmente os clientes. A Semana Santander deu-nos a oportunidade de comemorar o excelente trabalho que as nossas equipas têm realizado. É excelente ouvir as histórias dos colaboradores do banco, que demonstram como ajudaram os nossos clientes durante a pandemia.»

Para aparecerem na lista mundial, as empresas têm de estar presentes em cinco ou mais listas nacionais do Great Place to Work, ter 5.000 colaboradores ou mais no mundo e pelo menos 40% da força de trabalho (ou 5.000 colaboradores) deve estar fora do país de origem. Também são valorizadas pelo seu esforço em criar com sucesso uma excelente cultura de trabalho, nos vários locais do mundo.

Este ano, o Banco Santander foi considerado também o Melhor Banco para Trabalhar em Portugal pela quarta vez consecutiva, estando simultaneamente no top três das melhores empresas de grande dimensão (mais de 1.000 colaboradores) para trabalhar no país, pelo Great Place to Work Institute.