Politécnico de Setúbal coloca mais de mil novos estudantes

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai receber 1.031 novos estudantes neste novo ano letivo, de acordo com os resultados já conhecidos da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA) para 2020/ 2021. Com 1.280 vagas a concurso, e no período excecional que vivemos, em plena crise pandémica, a instituição alcança uma taxa de ocupação de 81 %, a mais elevada da última década, e um acréscimo de 125 colocados face ao ano passado.
Os dados revelam ainda que a esmagadora maioria dos candidatos, concretamente 91%, escolheu o IPS como primeira opção, número que revela um reforço considerável da confiança na instituição por parte dos estudantes e das suas famílias, se compararmos com os 68% registados em 2019, e que coloca o IPS na quarta posição a nível nacional entre todos os politécnicos.
Quanto às vagas, verificou-se um preenchimento total em 18 licenciaturas, destacando-se como áreas de maior procura as ciências empresariais, a saúde, a educação, o desporto e a comunicação social, bem como a informática, a biomédica e a biotecnologia.
Além dos estudantes colocados no concurso nacional de acesso, o número total de novos estudantes em 2020 incluirá também os que venham a ser admitidos através dos concursos locais, regimes especiais de acesso, cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) e mestrados, estimando-se um total de aproximadamente 2.700 novos estudantes em 2020/ 2021.
Bastante satisfeito com os resultados alcançados este ano, o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, considera que são fruto de vários fatores, em primeiro lugar «o reforço da notoriedade que o IPS tem vindo a alcançar», nomeadamente devido a «projetos de investigação, prestação de serviços e metodologias de ensino-aprendizagem desenvolvidas e projetos de responsabilidade social em parceria com a comunidade». O responsável sublinha ainda que «três quartos dos estudantes que ingressaram no IPS são oriundos do distrito de Setúbal» e que «não será também alheia a estes resultados a taxa de empregabilidade dos diplomados do IPS, de 97, 4%, a segunda mais elevada do ensino superior politécnico». Por fim, Pedro Dominguinhos destaca o crescimento de candidatos ao ensino superior no global nacional, algo que se traduz em mais 6.500 colocados face a 2019.
A segunda fase do CNA inicia-se hoje, dia 28, prolongando-se até ao dia 9 de outubro.