Novo CEO da Natixis a nível global

A Natixis, a divisão internacional de banca empresarial e de investimento, de gestão de ativos, de seguros e serviços financeiros do Groupe BPCE, o segundo maior grupo bancário em França, e que tem no Porto a sua unidade local, nomeou um novo presidente-executivo, Nicolas Namias, que integrava, desde novembro de 2018, o Conselho de Administração do Groupe BPCE.

Nicolas Namias, até agora vice-presidente executivo e diretor financeiro do Groupe BPCE, tem um amplo e detalhado conhecimento sobre a Natixis, que integrou durante quatro anos, entre 2014 e 2018. Desempenhou, numa primeira fase, o cargo de responsável de estratégia, tendo nomeadamente liderado o desenvolvimento do projeto «New Dimension» (2017-2020), o plano estratégico da Natixis que coloca a inovação tecnológica e a digitalização como uma prioridade máxima para a empresa, e que contemplou a criação da Natixis em Portugal, que conta já com perto de 1.000 colaboradores. Numa segunda fase, Nicolas Namias desempenhou funções como diretor financeiro da empresa e membro do Comité de Gestão Sénior.

Laurent Mignon, chairman da Natixis, elogia Nicolas Namias e as capacidades de «antecipação, tomada de decisão e execução», que considera «vitais no contexto atual». E acrescenta: «Estou certo de que ele será capaz de impulsionar o crescimento do banco em benefício dos seus clientes, funcionários e acionistas.»

Nicolas Namias formou-se na prestigiada École Nationale d’Administration (França). Estudou também na Stanford Graduate School of Business (EUA), na École Supérieure des Sciences Économiques et Commerciales – ESSEC Business School (França) e no Institut d’Etudes Politiques – Sciences Po (França). Sucede no cargo a François Riahi.