«Coronavirus Recovery Survey», da Stanton Chase

A Stanton Chase Portugal convidou gestores de pessoas e outros profissionais de recursos humanos portugueses a partilharem as suas dificuldades, as perceções e as expectativas sobre o período de pandemia que temos vindo a atravessar. O resultado foi o «Coronavirus Recovery Survey», um estudo que decorreu durante o mês de julho e contou com a participação de cerca de quatro centenas de gestores de pessoas. Este survey segue-se ao «Coronavirus Impact Survey», realizado em abril, e traz resultados que complementam o primeiro estudo.

Salienta-se o grande otimismo que é evidente em todas as respostas. Apesar do 62% dos respondentes reconhecerem que o impacto económico-financeiro da pandemia se traduziu numa redução significativa e muito significativa, 41% revelam que as suas organizações já retomaram a atividade normal e 20% acreditam que irá acontecer até setembro próximo.

A pandemia Covid-19 veio acelerar a transição para os novos modelos de negócio, assentes numa ótica de crescimento e consolidação do trabalho remoto (72%) assim como numa maior flexibilidade nos horários de trabalho (35%), consequências apontadas pelos profissionais como sendo mais relevantes. Para fazer face a esta transição, as competências de adaptabilidade e resiliência (72%) e a de liderança de equipas remotas (46%) são as que os profissionais julgam ser mais relevantes.

Numa perspetiva futura, a maioria dos inquiridos mostra-se otimista quanto à evolução do negócio nas suas empresas (57%). No entanto, o Covid-19 trouxe às organizações e aos seus gestores novas exigências, considerando como áreas prioritárias de investimento o coaching de lideranças (43%), a consolidação de uma cultura agregadora que contribua para o negócio (42%) e a formação de novas competências (40%).

José Bancaleiro, managing partner da Stanton Chase Portugal, comenta assim o estudo: «Os resultados revelam que as empresas tiveram a capacidade de se adaptar rapidamente e que, resilientemente, muitas delas estão a aproveitar este processo de transformação para criar as bases necessárias para responder a desafios cada vez mais exigentes. Na Stanton Chase Portugal, acreditamos na importância destes estudos para aferir tendências e partilhar expectativas com os seus parceiros e assim apoiar os processos de decisão dos gestores portugueses e na atual situação que vivemos.»

Os resultados deste survey podem ser conhecidos na íntegra aqui.