Chegou ao fim a «Linha Somos Tod@s Digitais», uma iniciativa do programa INCoDe.2030 que reuniu esforços de diversas entidades nacionais para ajudar a população portuguesa com menos competências digitais para melhor lidarem com a situação de isolamento social em que uma maioria da população se encontrou.
Num tempo em que a gravidade da situação da Covid-19 impôs constrangimentos sociais e profissionais, as alterações na vida de todos foram enormes. Há ainda um número significativo de pessoas em Portugal que, por não terem tido oportunidade de adquirir competências digitais básicas, ficaram e estão mais arredados de todas as suas funcionalidades. Foi nesse enquadramento que o projeto surgiu e disponibilizou uma linha de telefone gratuita (800 100 555), veículo através do qual as pessoas solicitaram ajuda junto de equipas de mentores voluntários recrutados nas instituições de ensino superior.
O projeto, que decorreu entre 7 de abril e 31 de julho, contemplou ao todo mais de 900 chamadas e participaram nele seis instituições de ensino superior. Foi coordenado pelo Digital TransformationColab (DTx) e pela Unidade de Computação Nacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT/FCCN) e contou com a participação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), a Universidade e a Associação Académica de Coimbra (UC/AAUC), Universidade Nova de Lisboa (UNL), o Núcleo de Estudantes de Biologia e Geologia da Universidade de Aveiro (Nebg-AAUV) e o Politécnico do Porto (IPP). O apoio destas entidades traduz-se nos mais de 160 voluntários que aderiram ao projeto, num total de 115 dias de atendimento e mais de 920 horas de suporte e esclarecimento a todos os processos e dúvidas que surgiram. Finalmente e em jeito de outro balanço final, verificou-se que a aplicação mais procurada para a utilização foi o WhatsApp.
O principal objetivo desta iniciativa foi contribuir para promover uma maior interação com a família e amigos, ajudando as pessoas a adquirirem algumas competências básicas que lhes permitiriam diminuir um pouco os efeitos do isolamento a que estiveram sujeitas. Paralelamente, foram desenvolvidos pequenos tutoriais explicativos sobre a utilização de aplicações como o Skype, WhatsApp, Facebook, Messenger, Instagram e foi desenvolvida uma campanha publicitária para a televisão, rádio e digital que contou com Sílvia Rizzo e Diogo Faro como protagonistas. Toda esta informação manter-se-á disponível no site da iniciativa durante os próximos meses, aqui.
Nuno Feixa Rodrigues, coordenador geral do INCoDe.2030, referiu: «O INCoDe.2030 já vem trilhando um caminho em Portugal no apoio ao conjunto da população com menos competências digitais. Um apoio que passa pela pedagogia e a disseminação da literacia digital àqueles que não têm um acesso direto a ela. Foi muito relevante termos conseguido colocar esta iniciativa e linha de apoio no ar em tempo oportuno, na fase mais complicada do surgimento da Covid-19 nas nossas vidas e que nos obrigou a um confinamento forçado. Acredito que a Linha Somos Tod@s Digitais foi um veículo essencial para ajudar muitos portugueses a ligarem-se aos seus familiares, amigos, e ao mundo no geral. Ninguém pode ficar sem resposta e foi muito bom ter contado com o apoio de tantas entidades relevantes e da operadora, a NOS. Esta é daquelas iniciativas que pode fazer todo sentido recuperar para objetivos futuros e transversais ao INCoDe.2030.»
Passada a fase mais crítica do nosso confinamento e da relevância da linha no apoio à população, é unânime que poderá ser oportuno adaptá-la a outros moldes para que passe a ser uma ferramenta transversal a todo o programa do INCoDe.2030.