Susana Almeida Lopes fala de uma nova pós-graduação
«Os participantes vão aprofundar os conceitos fundamentais da gestão RH.»

Susana Almeida Lopes, da SHL, coordena com Isabel Paredes e Helena Jerónimo a pós-graduação «Desenvolvimento de Competências para Gestores de Recursos Humanos» no ISEG Executive Education, em Lisboa. Com início em novembro próximo, a iniciativa junta a academia com um dos mais importantes players em recursos humanos (RH) em Portugal.

Texto: Redação «human»

 

Como apresenta a pós-graduação «Desenvolvimento de Competências para Gestores de Recursos Humanos»?

É uma pós-graduação para profissionais de recursos humanos que combina o conhecimento académico com ferramentas práticas para a intervenção nas organizações.

Como se concretiza a colaboração entre o ISEG e a SHL?

Concretiza-se nas várias vertentes da pós-graduação. Desde logo, a coordenação é assumida bilateralmente: duas sócias da SHL e uma professora do ISEG. O programa foi co-construído, sendo lecionado por professores do ISEG e por consultores da SHL. Os participantes vão obter o diploma de pós-graduação do ISEG e, simultaneamente, os módulos lecionados pela SHL são elegíveis a certificação própria.

O facto de incluir um player importante do mercado de recursos humanos traz um significativo valor acrescentado à iniciativa?

Estamos certas de que sim. A experiência de 41 anos de consultoria da SHL, com trabalho com cerca de 300 clientes e 5.000 avaliações por ano, incorporará uma perspetiva prática, de partilha de boas práticas e de transferência de conhecimento que será ímpar nas pós-graduações em Portugal.

Como é a experiência de aproximação entre o mundo corporativo, via SHL, e a academia?

O conhecimento incorporado nas práticas e nos instrumentos da SHL é fundamentado na ciência psicológica. Existe uma área de research na SHL que em permanência investiga para melhor apoiar as organizações. Há uma ponte entre o conhecimento académico e o mundo corporativo feita pela SHL, no sentido em que os instrumentos utilizam a linguagem das organizações. Por exemplo, apesar da fundamentação na psicologia, os instrumentos e as práticas não são de utilização exclusiva pelos psicólogos. Pelo contrário, o que é pretendido é trazer o conhecimento e as boas práticas para a utilização dos gestores, das organizações.

O que podem os interessados esperar da pós-graduação?

Podem esperar uma pós-graduação na qual vão aprofundar os conceitos fundamentais da gestão de recursos humanos, como a gestão de talentos, ficar a par das últimas tendências, como o people analytics, trabalhar com ferramentas como 360º Feedback e a estrutura de competências, sendo que ficarão com esta última para intervenções futuras. Vão ainda desenvolver competências pessoais, como o domínio para fazerem apresentações. O objetivo é que adquiram conhecimento e ferramentas para aplicarem de imediato no trabalho. As aulas vão ser dinâmicas, com partilha de experiências, e muito atuais, procurando responder aos desafios que se vivem diariamente nas empresas.

Contam ter a participação maioritariamente de profissionais das empresas?

Sim. Contamos com profissionais da área de recursos humanos, ou que pretendam fazer essa mudança de carreira.

A situação que vivemos, de pandemia, com grandes transformações no mundo do trabalho, impactou de alguma foram a iniciativa?

Sim. Procurámos incluir no programa conteúdos relacionados com a gestão de mudança e a transformação digital. Temas estes que serão, fruto das grandes alterações no mundo do trabalho de hoje, transversais a qualquer organização, envolvendo processos de extrema relevância e uma abordagem holística na conceção das estratégias para o seu desenvolvimento.

Qual é o perfil do corpo docente?

O corpo docente, como referi, integra professores do ISEG e consultores da SHL. Alguns consultores da SHL são também professores no ISEG e na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Temos ainda uma professora convidada da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Conseguimos integrar o sólido know how do ISEG em matéria de gestão, neste caso de gestão de pessoas, com o conhecimento e a experiência dos consultores da SHL.

 

 

»»» Susana Almeida Lopes, doutorada em Psicologia das Organizações pela Universidade de Lisboa (UL), é autora de vários artigos científicos sobre gestão de talentos e inteligência artificial aplicada à previsão de performance. Integra o Research Center for the Psychological Science da UL o Legal Analytics Bureau, é revisora de revistas científicas internacionais e faz parte da Direção da Ordem dos Psicólogos. Licenciada em Psicologia Organizacional e em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra, começou a carreira como estagiária na SHL, tendo saído durante 2008 a 2019 para integrar a Comissão Executiva da VdA, Vieira de Almeida Sociedade de Advogados como diretora de desenvolvimento organizacional, assumir a responsabilidade pela gestão de pessoas e lançar a Academia Corporativa. Regressou em 2019 à SHL Portugal como ‘managing partner’.

Susana Almeida Lopes coordena com Isabel Paredes e Helena Jerónimo a pós-graduação «Desenvolvimento de Competências para Gestores de Recursos Humanos» no ISEG Executive Education, em Lisboa. Isabel Paredes é chief psychologist e partner da SHL Portugal. Helena Jerónimo é professora no ISEG.

Informações sobre a pós-graduação «Desenvolvimento de Competências para Gestores de Recursos Humanos» aqui.