Equipa da Católica-Lisbon no pódio do «L’Oréal Brandstorm 2020»

A equipa Greensleeves da Católica Lisbon School of Business and Economics (Católica-Lisbon) ficou em terceiro lugar na final internacional do «L’Oréal Brandstorm 2020». A cerimónia decorreu no passado dia 24 de junho, em formato inteiramente digital, adaptado ao contexto da pandemia. A equipa portuguesa venceu ainda o «People Choice Award», prémio atribuído pela primeira vez nesta edição e onde os alunos finalistas, do mundo inteiro, votaram no projeto que achavam que merecia um lugar na final.

O tema deste ano, «Constrói um Futuro sem Plástico na Indústria da Beleza», desafiou os estudantes a criarem a próxima inovação sustentável para a Divisão de Produtos de Grande Público da L’Oréal que reduza, ou elimine, a utilização de plástico. O objetivo passa por encontrar novas soluções de embalagens e de negócio, enquanto mudam comportamentos de consumidores, consciencializando-os na redução do desperdício de plástico.

A edição deste ano está completamente alinhada com o novo programa de sustentabilidade do grupo – L’Oréal for The Future –, que foi apresentado internacionalmente no passado dia 25 de junho e que define as mais recentes ambições do grupo para 2030. No contexto de crescentes desafios ambientais e sociais, a L’Oréal está a acelerar a sua transformação para um modelo de negócio que respeita os limites do planeta e reforça os seus compromissos com a sustentabilidade e a inclusão.

Depois de transformar o «Brandstorm» numa das principais competições do mundo para estudantes, com mais de 200 mil participantes de mais de 60 países desde a sua criação, a L’Oréal transformou definitivamente o seu jogo de negócios, inicialmente focado em marketing, numa experiência única de inovação. Ao longo dos últimos seis meses, os participantes de cada equipa trabalharam num conceito, confrontaram ideias e trabalharam na viabilidade do seu projeto.

A edição 28 contou com a participação de cerca de 60 equipas, cada uma representando um país. Os finalistas apresentaram as suas ideias a um júri composto por seis membros executivos do Grupo L’Oréal. As equipas que representaram a Suíça e a Argentina ficaram em primeiro lugar e segundo lugar respetivamente. É possível rever a cerimónia final aqui.

Depois da final nacional que decorreu no dia 5 de maio, a equipa Greensleeves (composta por Francesca Di Majo, Jonas Strunk e José Saraiva) representou Portugal na final internacional. A equipa, que contou com a mentoria do professor Kyryl Lakishyk, da Católica-Lisbon, apresentou um projeto inovador que propõe a utilização do desperdício proveniente do processamento de laranjas para a produção de produtos e embalagens sustentáveis, utilizando bioplástico.

Cátia Martins, chief executive officer (CEO) da L’Oréal Portugal, assinalou: «É um enorme orgulho ver a equipa portuguesa no top 3 desta competição e ainda sermos o primeiro país a receber o ‘People Choice Award’. O futuro mais sustentável é um dos grandes objetivos estratégicos para o Grupo L’Oréal, que anunciou recentemente o compromisso de 100% dos plásticos usados nas embalagens dos seus produtos serem de fontes recicladas ou de base biológica até 2030.»