Pintada em tempos de quarentena
Arte urbana no Taguspark

Grafiters portugueses transformam garagens do Taguspark com irreverência e criatividade.

Texto: Redação Human

 

O Taguspark convidou cinco artistas portugueses para transformar em obras de arte algumas paredes das garagens do maior parque nacional de ciência e tecnologia. Cada obra dos grafiters Clo Bougard, Youthoner, Gonçalo Mar, The Caver e Stylerone transmite uma mensagem motivadora e inspiracional, relacionada com os valores do Taguspark. Os murais foram pintados durante o confinamento decorrente da pandemia do Covid-19 e constituem uma homenagem à proximidade e ao abraço, à felicidade e ao bem-estar.

Eduardo Baptista Correia, chief executive officer (CEO) do Taguspark, referiu: «O Taguspark procura, em todos os momentos, promover o bem-estar, a qualidade de vida e a felicidade no local de trabalho. Esta iniciativa vem reforçar o contributo das artes no circuito interno, garantindo índices de boa disposição e qualidade de vida superiores. No Taguspark, a componente artística e cultural está muito presente, e estes murais, pintados por artistas internacionalmente reconhecidos, fazem parte do nosso Museu de Arte Urbana em pleno desenvolvimento.»

Distribuídas por diversos edifícios do Taguspark, nomeadamente o Núcleo Central, são oito as paredes de garagens que estão agora pintadas pelos artistas Clo Bougard (curadoria Elisa Ochoa), Youthoner, Gonçalo Mar, The Caver e Stylerone (curadoria Tapumarte). Os grafiters inspiraram-se em temas como o ambiente, a história, a poesia, a filosofia, o conhecimento e a superação para, através de cores vivas e desenhos geométricos muito sugestivos, homenagear a proximidade e o abraço.

O confinamento serviu de inspiração para estas obras disruptivas e impactantes, todas com uma mensagem motivadora ou inspiracional, e relacionadas com os valores do Taguspark.