A SHL Portugal, no seguimento de um webinar e de um benchmark sobre trabalho remoto, desenvolvido em parceria com a sociedade de advogados Vieira de Almeida (VdA) já este mês, partilhou diversos resultados. Num documento de divulgação pode ler-se: «Foi anunciada a meta de 17 mil funcionários em teletrabalho na administração pública até ao final da legislatura. Também o sector privado pondera seriamente esta transição. No benchmark realizado na passada semana, 39% das empresas inquiridas referiram que estão a estudar a possibilidade, 30% pretendem implementar o teletrabalho para alguns colaboradores e 12% vão fazê-lo para um número significativo de colaboradores.»
No documento pode ainda ler-se: «O desafio está lançado: Num mundo em que o trabalho remoto é a nova norma, é importante assegurar que as pessoas estão preparadas para terem sucesso. As pessoas trabalham de forma diferente quando o fazem remotamente, pelo que o apoio de que necessitam é também diferente. Neste sentido, para maximizar os benefícios e minimizar os riscos, é necessário perceber quais as competências críticas para se ser eficaz em teletrabalho. A área de investigação e desenvolvimento da SHL realizou uma extensa revisão da literatura para perceber qual o estado da arte na teoria e na prática do trabalho remoto e quais são essas competências críticas. Foram identificadas competências em três categorias: Relações de Trabalho, Hábitos de Trabalho e ainda Autodesenvolvimento e Bem-estar.»
A SHL assinala que desenvolveu uma ferramenta que permite identificar os pontos fortes e as áreas de melhoria de cada colaborador com base nessas competências – o Remote WorkQ. Trata-se de um questionário on-line, com tempo de resposta de 10 minutos, que pode ser respondido no computador ou no telemóvel. O relatório gera insights para os managers sobre o nível de prontidão dos elementos da sua equipa para o trabalho remoto e fornece conselhos práticos, de modo a que possam apoiá-los a adaptarem-se a esse contexto e a serem produtivos, o mais rapidamente possível. Estão também disponíveis relatórios para o colaborador, para apoiar o desenvolvimento de competências que otimizem o desempenho à distância.
Uma infografia com a análise do benchmark pode ser consultada aqui.