RE/MAX cresce 26% em recrutamento

A imobiliária RE/MAX elaborou um estudo para apurar o impacto da pandemia nos processos de recrutamento da rede. Em análise estiveram variáveis como a evolução nas transações, na faturação e na premiação. Foi possível concluir que nas últimas 10 semanas foram recrutadas 799 pessoas, das quais 777 são consultores e assistentes (97,2% do total), uma média de 80 pessoas por semana. Com expressão maior e em destaque as últimas quatro semanas (27 de abril a 24 de maio), final do estado de emergência e início do desconfinamento, com uma média de 101 pessoas por semana, o que reflete um crescimento de 26%.

Em 2019 a RE/MAX recrutou 4.574 consultores e assistentes, uma média semanal de 88 pessoas. Na análise ao período de 27 de abril a 24 de maio, foram 395 os novos consultores e assistentes alistados, um registo semanal superior ao verificado em igual período de 2019 e um sinal de dinamismo da rede, apesar do contexto pandémico. Outro dado relevante é o facto de nos dois primeiros meses de 2020 a média de novos recrutamentos RE/MAX ter-se fixado em 500 novos consultores e assistentes por mês (125 por semana) e nos 131 novos consultores e assistentes na décima semana de pandemia (18 a 24 de maio), um número em linha com o início do ano.

De acordo com dados do relatório, a semana de 23 a 29 março foi aquela que registou o menor número de pessoas recrutadas, que se explica por ter sido a primeira semana decorrida inteiramente em Estado de Emergência e na qual predominou a incerteza na evolução da pandemia. Para fazer face ao contexto, a RE/MAX ajustou-se à nova realidade do mercado e reforçou a aposta na digitalização da atividade, vital nos processos de recrutamento.

 

Mais recrutamento, mais resultados

Atualmente, na rede RE/MAX existem cerca de 220 agências com um recrutador a tempo inteiro, um profissional focado em todas as fases do processo e que contribui para o crescimento das agências.

Segundo dados do relatório há uma relação direta entre o número de agentes e o número de transações de compra e venda, sobretudo a longo prazo, o que pode comprovar o foco que é dado no recrutamento e formação. No entanto não é possível concluir existir uma relação de proporcionalidade, até porque o número de transações tende a crescer mais do que o número de agentes recrutados. Quando observados a médio e longo prazo tornam-se evidentes os efeitos positivos do recrutamento, que impulsiona a estrutura económica da agência por via do aumento das transações com maior valor de mercado.

Beatriz Rubio, chief executive officer (CEO) da RE/MAX Portugal, referiu: «Apesar do contexto que atravessamos, o recrutamento da RE/MAX cresceu nas últimas semanas, sobretudo porque criámos condições para ser uma alternativa profissional credível, com capacidade para continuar a operar neste período pandémico, graças às soluções tecnológicas implementadas, tanto para formação e comunicação entre quadros, como para manter a operação. É nosso foco ao nível do recrutamento continuar a reter talento. Sabemos que o que nos diferencia é a melhor formação que existe no mercado, o constante reconhecimento e premiação, a partilha de negócios entre consultores como promotor do crescimento, assim como a retribuição justa e elevada dos rendimentos.»

De assinalar que a RE/MAX está presente em Portugal desde o início de 2000, tendo-se tornado uma rede imobiliária em destaque no país. Hoje, a RE/MAX Portugal conta com 11.500 colaboradores, a maioria dos quais consultores imobiliários, em 347 agências, de norte a sul e ilhas.