Recrutar remotamente

O mundo procura adaptar-se à realidade pós pandemia e regressar a uma relativa normalidade. É natural existir incerteza sobre o recrutamento, mas contratar talento de topo continua a ser essencial para desenvolver o negócio. Contudo, o processo necessita de ser adaptado.

Texto: Joana Barros

 

Não existem dúvidas de que a forma como trabalhamos irá sofrer grandes alterações. Uma das mudanças mais prementes é a utilização da tecnologia de vídeo para realizar entrevistas. Mas como fazê-lo com sucesso? Adapte a abordagem ao modelo remoto. Por melhor que seja a qualidade de imagem e áudio, é diferente de estar com a pessoa na mesma sala, reagindo à linguagem corporal. Mas, tal como numa entrevista presencial, é fundamental avaliar as competências e a experiência do profissional.

Procure saber como o candidato se sentiria a trabalhar remotamente. A falta de experiência em trabalho remoto não deve ser um fator eliminatório, mas é importante compreender a sua capacidade de adaptação.

Faça uma boa proposta. As empresas com maior sucesso na atração de talento são aquelas que apresentam as melhores condições de salário base, remuneração variável e fringe benefits.

É preciso ter muito cuidado com a integração, sobretudo quando esta é feita de forma remota. Apesar dos constrangimentos causados pela distância, é possível e recomendável dar um excelente acompanhamento ao novo membro.

Defina o seu plano de trabalho das primeiras semanas. Forneça um contacto para esclarecimento de dúvidas e partilhe manuais ou plataformas de e-learning. Se possível, atribua um colega como mentor.

Verifique se o profissional tem os sistemas informáticos necessários para trabalhar remotamente. A empresa disponibiliza um laptop e telemóvel ou o colaborador deve usar os seus?

O novo colaborador, ao trabalhar sozinho, poderá sentir-se deslocado se não houver uma comunicação regular, pelo que é essencial agendar reuniões telefónicas ou de vídeo. Contudo, evite que o profissional se sinta controlado.

Embora vivamos em tempo de exceção, o período experimental ainda é a fase em que ambas as partes se avaliam mutuamente e decidem se existe um alinhamento. No entanto, no atual cenário, pode ser necessário moderar expectativas ou fazer concessões, pelo que também a flexibilidade deve fazer parte da sua estratégia nesta fase desafiante.

 

 

»»» Joana Barros (na foto) é senior marketing executive da Michael Page. A Michael Page é uma das mais conhecidas e respeitadas consultoras de recrutamento do mundo. Estabelecida há mais de 40 anos no Reino Unido, tem atualmente 140 escritórios em 35 países. Destaca-se em recrutamento e seleção a nível especializado de quadros médios e superiores, para projetos de carácter permanente e temporário, sendo constituída por consultores especializados, com formação e experiência profissional nas áreas para as quais recrutam.