Edenred reformula estratégia de marketing com plataforma RD Station e consultoria OUTMarketing

Com o objetivo de entrar no mercado das pequenas e médias empresas (PMEs), a Edenred, empresa de serviços e pagamento, que oferece soluções específicas para a alimentação, frota e mobilidade, incentivos e pagamentos corporativos, reformulou por completo a sua estratégia de marketing. A implementação do RD Station e dos serviços de consultoria da OUTMarketing permitiram ganhar dinâmica, otimizar e automatizar processos, e comunicar de forma eficiente com o novo segmento, refletindo-se na rápida geração de leads e vendas.

Tudo começou em 2017, quando a Edenred reformulou a sua abordagem de marketing para ir além do tradicional mercado das grandes empresas, implementando uma estratégia de lead generation alicerçada na conquista de um segmento praticamente inexplorado até à data. O principal objetivo era apoiar as vendas na entrada no mercado das PMEs e, simultaneamente, reduzir o custo de aquisição por cliente.

«Com esta ambição, desenhámos e implementámos uma estratégia capaz de gerar leads para a equipa comercial e criámos um departamento de inside sales para fazer o seu acompanhamento até ao fim do funil, ou seja, até se converterem em novos clientes», explica Joana Vilhena, diretora de marketing e inside sales da Edenred. Para tal, foi feito um investimento numa plataforma de automação de marketing que permitisse gerir e controlar toda a operação.

«Depois de analisar três soluções concorrentes, optámos pelo RD Station, pois precisávamos de uma solução robusta e flexível o suficiente para crescer e escalar à medida das nossas necessidades. Como parceiro de implementação, escolhemos a OUTMarketing, devido à confiança e know-how que nos transmitiu desde o primeiro minuto e também pelo tratamento personalizado que nos foi dado e que se distinguiu muito das demais propostas que recebemos», revela Joana Vilhena.

Desde o início do projeto, a Edenred integrou o RD Station com o website corporativo para potenciar as ferramentas de gestão e controlo internas, como o CRM (costumer relationship marketing). Os leads entram imediatamente no salesforce e seguem o circuito definido. «Sem a consultoria e o suporte da OUTMarketing, isto não teria sido possível», reforça Joana Vilhena.

«Inicialmente, o RD Station era utilizado como ferramenta de marketing automation para centralizar e medir as atividades de marketing, mas rapidamente percebemos que poderíamos capitalizar ainda mais o investimento, passando também a utilizá-lo como plataforma única de e-mail marketing», avança a responsável.

«No espaço de três meses, migrámos as nossas bases de dados do MailChimp (que totalizavam na altura cerca de 300.000 contactos) para o RD e começámos a explorar esta vertente da plataforma. Desde essa altura que comunicamos frequentemente com os clientes e utilizadores dos nossos produtos de uma forma simples e rápida, através de diferentes abordagens criativas, medindo a performance e reagindo de acordo com os diferentes comportamentos», conta ainda Joana Vilhena.

Atualmente, além do e-mail marketing, os fluxos de nutrição, as landing pages, o lead scoring e a segmentação de públicos são as funcionalidades mais utilizadas pela Edenred.

«Além da ferramenta em si, valorizamos bastante o acompanhamento, a disponibilidade e a consultoria que a equipa de especialistas da OUTMarketing nos oferece e que nos permite ir melhorando continuamente e atingir os nossos objetivos», aponta a responsável.

Para a Edenred, o principal benefício do RD Station é a possibilidade de criar workflows personalizados que alavancam a estratégia de geração de leads, evangelizando e informando o mercado, de modo a despertar o interesse pelas suas soluções.

«Em termos de e-mail marketing, também tivemos resultados vantajosos, uma vez que conseguimos reduzir substancialmente os custos em relação à plataforma de e-mail marketing que utilizávamos anteriormente», especifica.

«A possibilidade de criarmos landing pages a partir da plataforma e alimentá-las pelo tráfego proveniente de campanhas PPC é algo que valorizamos muito e através do RD conseguimos centralizar e conectar essa funcionalidade, com toda a flexibilidade e liberdade», adiciona Joana Vilhena.

O RD Station permitiu à Edenred ganhar dinâmica e ajustar a regularidade com que comunica com os sues clientes e utilizadores. Uma vez por semana, é enviada uma newsletter Edenred4U para os quase 400.000 utilizadores com opt-ins. Esporadicamente, são também enviadas comunicações informativas aos clientes.

Em paralelo, a Edenred montou fluxos dentro da jornada de navegação do website, de forma a criar relações mais fortes, partilhando por e-mail e-books e dicas de acordo com o que sabe ser do interesse de cada visitante.

«Por tudo isto, podemos dizer que o RD Station permitiu à Edenred acelerar a estratégia de geração de leads e fazer uma gestão criativa, ao mesmo tempo mantendo o controlo total das operações. A OUTMarketing desempenhou um papel fundamental na sua materialização, não só pela relação de proximidade, em que o mindset é constantemente descomplicar, e a nossa evolução é apoiada, como também porque sentimos que tem havido um crescimento conjunto, muito positivo para nós», conclui Joana Vilhena.

De destacar a importância de um software de automação de marketing, como o RD Station que, nas palavras de Pollyana Bastos, business manager da RD Station Portugal, «o Marketing Digital precisa ir além dos likes nas redes sociais, deve ser estratégico para gerar leads e vendas», sendo que «a Edenred é um belo exemplo de como a aliança entre tecnologia e bons parceiros de serviço, como é o caso da OUTMarketing, levam a resultados de negócio.».

De futuro, o objetivo passa por aproveitar cada vez mais todas as potencialidades do RD Station e passar à próxima fase, em que a comunicação se faz muito mais por vídeo e som.