Boas práticas para evitar o coronavírus em centros de escritórios e espaços de cowork

O Avila Spaces, centro de negócios localizado em Lisboa e profusamente distinguido em inovação no mercado dos espaços de trabalho flexíveis, criou a iniciativa WORK SAFE, um conjunto de medidas para garantir a proteção dos clientes no regresso aos seus espaços de trabalho partilhado. Neste âmbito, adotou sete medidas de segurança que já estão a ser aplicadas por empresas de hotelaria e aviação internacionais e que podem servir de exemplo para outras empresas nacionais. São as seguintes:

  1. Check-in Safety Ao chegar ao Avila Spaces, será feito um teste de temperatura (facultativo) e pedido aos clientes que desinfetem as mãos com álcool. Caso seja necessário, será ainda fornecida uma máscara de proteção. Cada cliente terá de levar um individual em papel para usar nas mesas de trabalho, como forma de evitar contacto com superfícies. No final, esse individual será colocado na reciclagem.
  2. Distanciamento e proteção de secretárias As mesas da zona do business lounge e as secretárias individuais da zona do coworking têm uma divisão em acrílico que separa os espaços de trabalho, para manter o distanciamento recomendado.
  3. Etiqueta de higiene Deverá ser usada máscara de proteção no espaço, e nas zonas comuns há vários dispensadores de álcool para limpar as mãos à entrada e à saída do Avila Spaces. A limpeza de todas as superfícies será reforçada e haverá colaboradores dedicados para este procedimento.
  4. Renovação de ar Será privilegiada a realização de reuniões no terraço do Avila Spaces; a limpeza e a manutenção dos AC será feita com maior regularidade. Será ainda dada primazia à abertura de janelas para fazer circular o ar na zona do business lounge.
  5. Salas de reunião As salas de reunião terão capacidade reduzida para garantir o distanciamento dos utilizadores, sendo imediatamente limpas e desinfetadas assim que uma reunião acabe.
  6. Espaços comuns A receção do Avila Spaces estará protegida por uma parede de acrílico e a circulação no business lounge encontra-se regulada com setas, para garantir o distanciamento.
  7. Copa Os talheres passam a estar dentro de sacos de papel descartáveis e o lixo será fechado e deitado nos contentores próprios com maior regularidade pela equipa do Avila Spaces.

Carlos Gonçalves, chief executive officer (CEO) do Avila Spaces, destaca a importância desta iniciativa, assinalando: «Numa altura em que se começa a planear um regresso faseado e controlado ao trabalho presencial, é necessário que as empresas comecem a tomar as precauções necessárias e a preparar os espaços para o novo normal. No Avila Spaces, além da implementação de medidas de segurança indispensáveis, criámos o novo cargo de safety and wellbeing advisor, algo que achamos crucial para que a tarefa de regresso ao escritório seja pensada da maneira mais abrangente e compreensiva.»

O cargo é ocupado por Alexandra Franco, coordenadora da iniciativa WORK SAFE e consultora em implementação de sistemas de gestão da segurança na indústria da aviação, sector onde conta com uma larga experiência. O projeto teve o apoio de Teresa Câmara Jacinto, interior designer do Avila Spaces e especialista na conceção de espaços de trabalho.

Estas medidas surgiram da partilha de informação entre a rede internacional de centros de escritórios eOffice, que conta com mais de 300 espaços de trabalho a nível internacional e da qual o Avila Spaces é parceiro.

Para apresentar esta iniciativa e explicar todas as medidas de higiene e segurança adotadas pelo Avila Spaces, para evitar o contágio pelo novo coronavírus, a equipa responsável pelo projeto WORK SAFE vai promover um webinar gratuito, amanhã, dia 5 de maio, pelas 10 horas. O registo pode ser feito aqui.

A iniciativa do Avila Spaces vai ainda dar origem ao manual WORK SAFE, que estará disponível em breve para download gratuito e que também vai abordar as orientações divulgadas pela Direção Geral da Saúde, pelo que será um documento em permanente atualização.

Mais informações sobre a iniciativa WORK SAFE aqui. Vídeo abaixo.