Gestão de pessoas, teletrabalho e saúde mental
Como oferecer suporte individual no meio de tantos desafios?

Há pouco mais de um mês, muitos pessoas viram as suas rotinas alterarem-se da noite para o dia. Acordar, pensar em qual roupa vestir, acomodar o horário dos transportes, dizer «bom dia» ao senhor do café, a caminho do trabalho, o convívio entre colegas, amigos, família… Hábitos simples, de uma rotina diária, que percebemos hoje o quão valiosos são para a construção do nosso bem-estar.

Texto: Carolina Borges/ Ana Nogueira

 

Com a implementação do trabalho remoto, as empresas depararam-se com o desafio de traçar uma nova logística e estrutura tecnológica para manter a operação ativa e zelar pela saúde dos colaboradores. Todavia, quando consideramos gestão de pessoas, o desafio nem sempre é linear. A importância da saúde mental, e o impacto que tem no trabalho e performance, é um tema amplamente abordado e hoje, mais do que nunca, se faz menos invisível.

O absentismo, rotatividade, a baixa produtividade e «presenteísmo» são algumas consequências de doença mental nas empresas. A boa notícia é que o apoio psicológico não é apenas para quem vive com uma perturbação mental. Todos nós, em determinado momento, podemos ter maior dificuldade em superar certos obstáculos, e no momento presente estes tornam-se mais evidentes e acrescidos, nomeadamente pela ansiedade e pela incerteza face ao futuro.

Há aqui uma certeza: tudo está diferente e a diferença implica, necessariamente, uma mudança – uma adaptação – de atitudes e comportamentos. A sensibilização e a promoção de mais saúde mental nas empresas garantem que as pessoas lidem de forma eficaz e funcional com o stresse, a ansiedade, com o ajuste de prioridades e novas rotinas, antecipando e prevenindo doenças como a depressão, o burnout ou outra psicopatologia severa.

Todos nós podemos vir a desenvolver uma perturbação psicológica e todos nós, também, conhecemos alguém que sofreu ou sofre com uma doença mental ou tem sofrimento psicológico prolongado. E estes males podem estar presentes nas empresas, nas pessoas da sua equipa. O último relatório da Mind Share Partners – Mental Health at Work –, em 2019, revelou dados que desafiam à reflexão, como por exemplo:

– 95% dos colaboradores tirou férias ou folga, devido ao stresse, nomeando outro motivo (como dor de estômago ou dor de cabeça);

– 69% ocultariam aos seus colegas de trabalho aspetos sobre a sua condição de saúde mental;

– oito em 10 colaboradores não procuram tratamento especializado por medo e vergonha, e a grande maioria (86%) referem que a cultura da empresa deve integrar as questões da saúde mental.

O impacto é real. O custo anual, na União Europeia, com a depressão, no contexto laboral, ronda os 620 bilhões, sendo que um em cada seis trabalhadores apresenta um diagnóstico psiquiátrico em cada ano de trabalho.

No sentido de melhorar este cenário, a RUMO (ver aqui), um coletivo de psicólogos, psicoterapeutas e coachs, especialistas em diversas áreas de intervenção, incluindo intervenção psicológica on-line, uniu forças à proposta de valor de inclusão e bem-estar da fintech SalaryFits (ver aqui) e disponibiliza as suas soluções on-line no portal Easyfin (ver aqui). Dessa forma, as empresas de todo país podem promover aos seus colaboradores o aumento da autoestima e o sentimento de confiança em neles próprios, adaptação e gestão do stresse, incerteza e mudança, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, aquisição de ferramentas e práticas de bem-estar para o dia-a-dia – tudo pelos serviços on-line de saúde mental e bem-estar e performance da RUMO. É certo que inúmeros desafios fazem parte do roteiro diário das organizações e das suas equipas, mas uma organização saudável precisa de apoiar o bem-estar de seus colaboradores e participar nele. E o poder da tecnologia é absolutamente crucial para esta promoção nos tempos atuais.

 

Flexibilidade e conforto

Pelas benesses da tecnologia, e mais ainda em tempos de distanciamento social, a partir do Easyfin a RUMO oferece sessões de apoio psicológico, psicoterapia ou coaching on-line aos colaboradores das empresas cadastradas no Pportal. É o colaborador que escolhe onde quer ter a sua sessão: basta o acesso à Internet num computador ou num smartphone, com câmara e microfone. Não precisa de se preocupar com as deslocações ou outros impedimentos físicos.

 

Segurança

A comunicação e a utilização da plataforma é confidencial e segura. A tecnologia utilizada é end-to-end, encriptada, e está em acordo com a HIPPA – Health Insurance Portability and Accountability Act.

 

O portal Easyfin

O Easyfin é um portal de bem-estar financeiro, desenvolvido para ajudar a área de recursos humanos na gestão de pessoas através da oferta de benefícios sustentáveis, que ajudam o colaborador a poupar com gastos do dia-a-dia. É um serviço grátis: não tem qualquer custo de adesão nem de usufruto. Não depende de número de colaboradores, nem de coparticipações da empresa, é um produto de bem-estar para os colaboradores que a empresa facilita.

Mais informações aqui ou por e-mail (sac@salaryfits.com).

 

 

»»» Carolina Borges é co-founder da RUMO e psicóloga clínica; Ana Nogueira é export manager da SalaryFits.

 

 

NOTA: imagem ©Freepik