Ementa em teletrabalho
Chega até si

Corria o ano de 2020 e um tal vírus tinha-se instalado no mundo, a uma veloz velocidade, maior do que a do Hyperloop. Os tempos tinham mudado, e o mundo não seria mais o mesmo.

Texto: Sónia Sofia Morgado

 

A realidade social entrou em mutação frenética, eram tempos diferentes e com outras possibilidades, oportunidades e cocriações.

Entrou um novo cardápio, uma nova ementa na mesa, na mesa das sociedades, das organizações e das relações sociais de trabalho: o teletrabalho. Contemplado este regime no Código do Trabalho como uma «prestação laboral realizada com subordinação jurídica, habitualmente fora da empresa e através do recurso a tecnologias de informação e comunicação».

Ora, com a «barriga faminta» e um desejo confinado de «estômago capital» poderá levar a uma toda e qualquer demência, disfunção cognitiva por parte dos diversos atores sociais. Deste modo, esteja atento e se for preciso deixe a conta por pagar e acione a sinalização sonora em caso de emergência.

Como fenómeno não novo na era da modernização e da tecnologia, onde vários países do globo assumem esta sua prática diária com solidez e eficiência, outros os há que não a tornavam prática.

Assim, todas as práticas sociais têm que ser balizadas sem prevaricação.

Escuto partilhas como «trabalho mais em casa do que antes», «tenho muito mais trabalho agora que estou em teletrabalho», «se trabalhava oito horas, agora trabalho 10», «tenho o Skype sempre ligado e não consigo almoçar com chamadas»…

Bem, há que sentar à mesa com:

Entradas:

  1. a) Organizar o dia.
  2. b) Observar a agenda, planear e definir objetivos para o dia, numa lógica de quais as tarefas prioritárias e importantes a realizar.

Esta reflexão ajudará a criar o seu plano.

Prato principal:

  1. Trabalhar local harmonioso, com paixão, dedicação e responsabilidade, juntando um talher de horas equilibradas no dia:

1.a) não descurar a higienização no seu dia (Importantíssimo! A pausa em cada período do dia; mínimo de 15minutos, manhã e tarde);

1.b) executas as suas tarefas com a luminosidade suficiente, a postura correta e confortável.

[Vários estudos comprovam que trabalhar mais horas não é sinónimo de produtividade e eficiência.]

Prato secundário:

30 minutos: Respiração e ginástica laboral irá permitir uma maior oxigenação do cérebro, elevando níveis de performance maiores ao longo do dia.

NOTA: Use e abuse do seu guardanapo para limpar/ refazer as suas rotinas, ou crie novos hábitos. É necessário ter noção de que na globalidade as pessoas vão-se sentir mais cansadas, pois o grau de exigência não baixou (pelo contrário), sobretudo os pais. Para quem tem crianças em casa, o grau de concentração poderá ser menor e de maior absorção familiar. É fundamental nutrir-se de uma pitada qb de disciplina.

Bebida(s):

Para não «empapar», é importante nutrir-se a si (ingerindo água enquanto trabalha), à sua equipa e a todos os que estão no seu meio circundante. Fale/ converse, todos os dias, com pelo menos três colegas de trabalho. Porque estando longe podemos estar próximos. O distanciamento não é sinónimo de despreocupação, muito pelo contrário, é de necessária união e integração de polaridades. Parafraseando Karl Marx, «trabalhadores do mundo, uni-vos!»

Sobremesa:

Reúna as suas conquistas diárias e as virtudes e célebre com toda a equipa, com a vibração que lhe quiser dar, evitando (claro) sair de casa.

Quando vier a conta, analise SEMPRE se a sua refeição foi proveitosa. Veja se as novas ferramentas colaborativas colaboraram entre si, numa alimentação gold e saudável, rica de vitaminas, aminoácidos, proteínas no que é o teletrabalho. Caso seja diferente, experimente outra ementa.

 

 

»»» Sónia Sofia Morgado, baseada em Aveiro, é socióloga e gestora de recursos humanos.