João Laborinho Lúcio, da ICF Portugal
«Adaptámos toda a atividade para o on-line.»

O presidente da Direção da ICF Portugal, João Laborinho Lúcio, fala do papel do coaching nos tempos que vivemos, sobre o trabalho da ICF e de diversas iniciativas para este ano, nomeadamente a Semana Internacional de Coaching.

Texto: Redação Human  Foto: ICF Portugal

 

Consegue de alguma forma assinalar o papel do coaching nos tempos atuais?

Como nota introdutória, e não sendo o coaching uma atividade regulada em Portugal, importa esclarecer o que é coaching de acordo com a visão da International Coaching Federation (ICF), a maior organização de coaching do mundo.

Para a ICF, «coaching é a criação de uma parceria com o cliente, com base num processo estimulante e criativo que o inspire a maximizar o seu potencial pessoal e profissional». Esta definição de coaching está intimamente ligada à visão e à missão da ICF.

Como visão, a ICF assume que «o coaching é parte integrante de uma sociedade próspera e cada membro da ICF representa a mais alta qualidade do coaching profissional», assumindo como sua missão «liderar o avanço da profissão de coaching», sendo, para tal, «constituída por profissionais que praticam, ensinam, investigam e se interessam pelo coaching».

Nestes termos, e agora sim respondendo à questão, entendemos o coaching como um fator determinante nos tempos atuais, quer estejamos a falar no momento que estamos a viver de crise pandémica, quer estejamos a falar das últimas duas décadas, na medida em que o coaching concorre para a criação de uma sociedade mais próspera em que todos contribuem através da maximização do seu potencial profissional e pessoal.

A prática do coaching, de acordo com o quadro de referência da ICF, obedece a um conjunto de requisitos que fazem desta uma atividade profissional, rigorosa e ética, o que é garantido pelos elevados padrões exigidos ao nível da formação, pelo domínio de um conjunto de competência essenciais à prática da atividade e do respeito por um código de ética que, além do mais, protege os clientes de coaching.

Como pode o coaching apoiar no futuro?

O coaching pode apoiar o futuro através de uma intervenção forte no presente, como mecanismo de apoio às empresas, às equipas e aos indivíduos, oferecendo-lhes um espaço seguro onde possam gerir a necessidade de adaptação à mudança. O espaço de coaching oferece aos seus clientes o tempo de que necessitam para criar as condições que lhes permitam prosperar num ambiente altamente complexo e de mudança exponencial. O coaching oferece aos clientes um processo rigoroso, profissional e ético através do qual podem desenvolver o conteúdo que quiserem trabalhar ao longo do processo e em cada sessão, criando-se assim uma verdadeira parceria entre cliente e coach, em que cada um assume o seu papel, surgindo o coach como facilitador das aprendizagens do cliente sobre si, sobre os outros e sobre a situação ou situações que quis trabalhar no processo. Vale sempre a pena recordar que coaching não é consultoria, formação ou terapia. O coaching visa criar as condições para a aprendizagem e crescimento do cliente.

Os líderes, as equipas, as pessoas em geral, não têm que estar sozinhas neste momento de crise pandémica, em momentos de crise económica e social, nem em momentos de prosperidade. Têm um espaço seguro onde podem refletir, ser desafiados e colocar à prova as suas decisões, empurrando os seus limites e maximizando o seu potencial, contribuindo, assim, para uma sociedade mais próspera de que todos possam beneficiar. O coach é um parceiro neste caminho. Não é o único, como é evidente. Mas é uma das ferramentas que as organizações, as equipas e as pessoas em geral devem ter na sua caixa de ferramentas.

E sobre o trabalho da ICF, o que nos pode dizer?

A ICF Global e, por conseguinte, todos os seus chapters, têm um papel determinante na concretização da visão e da missão referidas. Sendo a ICF composta por mais de 35.000 membros em todo o mundo, cerca de 180 em Portugal, espalhados por 145 países, todos concorrem para que o coaching seja parte integrante de uma sociedade próspera.

Para isso, a ICF Global trabalha no sentido de garantir que os seus membros representam a mais alta qualidade de coaching, oferecendo aos seus membros um conjunto variado de benefícios, como sejam o acesso a recursos formativos variados (os membros da ICF comprometem-se com a formação contínua), oportunidades de networking, atribuição individual de níveis diferentes de credenciação em função do número de horas de prática (as credenciais são válidas por um período de três anos, devendo os membros comprovar formação contínua para que possam renovar as credenciais), e acreditando programas de formação em coaching.

A ICF não fornece serviços de formação em coaching, assumindo-se, antes, como uma entidade isenta que acredita programas de formação em coaching que são fornecidos por entidades terceiras, programas estes que devem obedecer ao rigor e ética exigidos pela ICF.

A ICF desenvolve também ações de informação ao público em geral sobre o que é e o que não é coaching e desenvolve investigação em coaching. De referir como de extrema relevância para todos os membros da ICF o programa de Reciprocal Peer Coaching, que permite a todos os membros, que se inscrevam no programa, a serem coaches uns dos outros, permitindo, assim, que todos os seus membros possam ter acesso a um coach profissional.

A ICF Portugal acompanha todo este trabalho através de um plano de atividades próprio que passa, de entre outras ações, por um conjunto de intervenções públicas feitas quer em modelo de workshop quer em modelo de webinar (nesta fase todas as atividades decorrem em formato webinar) que envolve todas as áreas de interesse para os seus membros e que é desenvolvido por uma equipa alargada de liderança composta por mais de 35 membros que assumem funções nos mais variados comités e comunidades de prática. De notar que todo o trabalho desenvolvido pela ICF Portugal é feito em regime de voluntariado.

De entre todas as atividades, destacam-se dois momentos de maior dimensão, como sejam a Conferência Anual da ICF Portugal, que este ano está prevista para novembro na cidade do Porto, e a ICW [Semana Internacional de Coaching] que decorre já em maio em formato webinar.

 

Consciente do momento crítico que todos vivemos, a ICF Global adotou medidas de facilitação das renovações da filiação, uma vez que os prazos de renovação da filiação estão em curso.

 

Que iniciativas está a ICF a levar a cabo para apoiar os tempos atuais?

Os tempos atuais exigem uma intervenção diferente de toda a sociedade. O coaching pode ter um papel relevante na adaptação à mudança e na preparação das organizações, das equipas e dos indivíduos para o futuro. Mas também os coaches são impactados por estas mudanças. Assim, a ICF desenvolveu um portal específico [ver aqui] com o máximo de informação relevante sobre a pandemia e oferecendo um conjunto de recursos que ajudam os coaches a adaptarem-se a esta nova realidade, nomeadamente através da disponibilização de conteúdos sobre como garantir o cumprimento das competências essenciais da atividade e respeitar o código de ética na condução de processos de coaching individual, de equipas e de grupo à distância.

Consciente do momento crítico que todos vivemos, a ICF Global adotou medidas de facilitação das renovações da filiação, uma vez que os prazos de renovação da filiação estão em curso. Por seu turno, a ICF Portugal, além de ter adaptado toda a sua atividade para o on-line, mantendo, assim, todos os eventos programados, criou alguns webinares com informação específica para a realidade atual, alguns destinados a membros e aos profissionais de recursos humanos e outros abertos ao público em geral.

O que esteve na base desta iniciativa?

A ICW, que decorre este ano entre dia 4 e 10 de maio em todo o mundo, é uma celebração anual do poder e do impacto do coaching profissional e ético. Membros da ICF Global são convidados para celebrar o impacto positivo do coaching na vida de pessoas e organizações e na comunidade.

É organizada pela ICF Global já há mais de 20 anos (1999). Tem como principal objetivo mostrar ao público os benefícios de trabalhar com um coach profissional e aborda os resultados e progressos obtidos através de um processo de coaching. Todos os anos, os chapters de vários países celebram em simultâneo esta semana no mês de maio promovendo várias atividades e serviços pro bono, para partilhar o impacto positivo do coaching. Cada país prepara um programa sempre diversificado e gratuito que consiste em diferentes workshops e dinâmicas, facilitados por diversos oradores membros da ICF Portugal ou convidados.

Que dimensão assume?

A ICW é um evento que ocorre em todo o mundo. Assim tem acontecido. Este ano, cada chapter pode decidir o que fazer. Se o mantém e o adapta ao on-line, como fez a ICF Portugal, se o adia ou se o cancela.

A história do evento tem ditado, nos últimos anos em Portugal, sessões muito concorridas em que membros e não membros se envolvem com a dinamização do coaching e na divulgação da sua importância na sociedade atual.

No ano passado, a ICF promoveu a ICW nas instalações do IEFP [Instituto do Emprego e Formação Profissional] em Lisboa no âmbito de um protocolo de cooperação que as duas instituições têm e que tem permitido à ICF, enquanto associação sem fins lucrativos que é, levar a cabo grande parte das suas atividades, até agora, presenciais.

É possível fazer um balanço das várias edições?

O balanço é extremamente positivo. Para terem uma ideia, nos últimos anos a Semana Internacional de coaching só em Portugal atraiu mais de 500 participantes em 50 iniciativas diferentes. Houve todo o tipo de atividades como sessões de coaching ao vivo, com voluntários da plateia, apresentações sobre ética, competências e coaching em diferentes sectores e especialidades. A ICW é mesmo por excelência o momento alto da vida da ICF no mundo e em Portugal com uma grande aproximação à comunidade local.

 

Este ano, em Portugal, face às circunstâncias, a ICF local tomou a iniciativa de anunciar com antecedência que, pela primeira vez, a ICW irá realizar-se integralmente em formato virtual. Vão ser 18 webinares com cerca de uma hora cada com oradores vindos da comunidade de coaching.

 

Que novidades serão apresentadas este ano?

Este ano a ICF Portugal volta a contar com uma larga adesão da comunidade e do público em geral que se interessa por desenvolvimento pessoal, estando, para o efeito, a preparar um programa diversificado que será apresentado em breve.

Como uma grande novidade. Por ocasião da celebração dos 25 anos da ICF Global (a ICF Portugal celebrou o seu décimo terceiro aniversário em fevereiro), no dia 6 de maio, a ICF vai celebrar o Dia Internacional do Coaching. Durante 24 horas, todos os membros da ICF espalhados pelo mundo serão desafiados a doar uma hora de coaching virtual a alguém na sua comunidade. De referir que, neste momento, alguns chapters da ICF estão a criar bolsas de coaches que se disponibilizam a oferecer horas do seu tempo em prol do combate às consequências da crise pandémica.

Quais são as especificidades do evento em Portugal, e relação ao que se tem feito um pouco por todo o mundo?

Ao longo dos anos, a ICF Portugal tem tido sempre o cuidado de seguir as diretivas e as linhas orientadoras da ICF Global. No entanto, este ano, em Portugal, face às circunstâncias, a ICF local tomou a iniciativa de anunciar com antecedência que, pela primeira vez, a ICW irá realizar-se integralmente em formato virtual. Vão ser 18 webinares com cerca de uma hora cada com oradores vindos da comunidade de coaching.

Há algum aspeto adicional que queira referir?

A ICF assumiu a liderança no desenvolvimento de uma definição e filosofia de coaching e no estabelecimento de padrões éticos entre os seus membros. Através do seu Código de Ética, do Processo de Revisão de Conduta Ética, do Processo de Reclamação de Programas e da Administração de Revisão Independente (IRB), a ICF define normas de coaching profissional e oferece também aos consumidores um local para registar reclamações éticas sobre membros da ICF, credenciados pela ICF ou certificados por programas de formação acreditados pela ICF.

Um coach é um profissional altamente especializado e qualificado cujo objetivo é melhorar o desempenho do cliente que o procura ou aprimorar o seu desenvolvimento pessoal ou ambos, escolhendo o cliente os seus próprios objetivos e maneiras de o fazer.

Os profissionais da ICF estão sujeitos a regulamentação específica e exigente, a qual tem subjacente, entre outras: um conjunto de competências essenciais – que define as competências profissionais exigidas aos mesmos e estabelece as bases para a credenciação; um código de conduta próprio; um processo rigoroso de atribuição de credenciais, através do qual o coach tem de demonstrar as suas capacidades, proficiência e experiência.

De salientar que a atividade de coaching é já reconhecida como profissão em alguns países europeus como Itália e França. A comunidade tem defendido a livre concorrência, apoiado e reconhecido as especificidades da profissão de coaching.

A ICF Portugal junta-se a todas as entidades que defendem a importância do esclarecimento da população sobre o que é o coaching, para que serve e quando deve ser aplicado. E também da distinção dos profissionais de coaching qualificados e reconhecidos por entidades credíveis como é o caso da ICF.

 

 

»»» João Laborinho Lúcio é presidente da ICF Portugal, o chapter português da International Coaching Federation (ICF). A ICF é uma organização de coaches profissionais com cerca de 32 mil membros a nível mundial, 26.800 dos quais credenciados, com membros distribuídos por 140 países, que trabalham em prol do objetivo comum de aumentar a consciência sobre o coaching, mantendo a integridade da profissão e formando-se continuamente com as mais recentes práticas e investigação.

A organização assumiu o desenvolvimento de uma definição e de uma filosofia de coaching e o estabelecimento de padrões éticos entre os seus membros. Através do Código de Ética, do Processo de Revisão de Conduta Ética, do Processo de Reclamação de Programas e da Administração de Revisão Independente (IRB), define normas de coaching profissional e oferece também aos consumidores um local para registarem reclamações éticas sobre membros da ICF, credenciados pela ICF ou certificados por programas de formação acreditados pela ICF.

A ICF Portugal foi criada em 2007 com o objetivo de promover a prática profissional de coaching no nosso país, de acordo com as normas internacionais da ICF. Conta com 179 membros (dados de dezembro de 2019).