RE/MAX aposta em formação on-line

Numa altura em que toda a economia é afetada pela crise pandémica, a RE/MAX Portugal reforça a aposta na tecnologia como impulsionador de negócio. A rede imobiliária acaba de lançar um programa de formações on-line para toda a sua rede de agências e consultores imobiliários, que visa desenvolver as capacidades e competências dos profissionais nos serviços prestados aos clientes, preparando-os para as circunstâncias atuais e retoma do mercado. Além das formações on-line, a RE/MAX assegura ainda à sua rede quatro webinars, ferramentas de formação e aprendizagem, que têm como objetivo potenciar as skills de áreas relacionadas com o negócio imobiliário.

Beatriz Rubio, chief executive officer (CEO) da RE/MAX Portugal, assinalou: «Antes mesmo da pandemia, a RE/MAX já estava a proceder a uma transformação digital, através da integração das plataformas on-line e off-line. Acreditamos que o papel do consultor é insubstituível, mesmo com a importância crescente dos suportes on-line. Por isso, as nossas equipas têm uma formação que alia tecnologia, formação e marketing, e permite acelerar processos. Esta formação baseia-se no uso mais acentuado de ferramentas tecnológicas e plataformas de trabalho, que ajudam a fomentar a interação com o cliente, de forma cada vez mais fluida e simplificada, em qualquer lugar, hora e forma.»

Das mais de 47 formações on-line RE/MAX, acessíveis a brokers e agentes, até dia 20 de abril estão agendados e já esgotados 45: Compradores e Angariação; Facebook Marketing; Prevenção e Branqueamento de Capitais e Financiamento; RE/MAX Technology; Sales Training e Seminário de Iniciação. Os cursos têm a duração de 500 horas de formação e terão cerca de 1.800 inscrições. De salientar que já anteriormente a este contexto de pandemia, a RE/MAX tinha desenvolvido um trabalho prévio, que visou aferir quais os cursos que poderiam ser fornecidos on-line, agilizando prazos de formação de cada consultor, diretor ou staff de agência.

No que concerne aos webinars promovidos pela RE/MAX, o primeiro, «Como usar o Reatia no seu negócio imobiliário a partir de casa», é assegurado pelo REATIA, proptech portuguesa que agrega informação de todos os imóveis disponíveis no mercado. Segue-se o webinar «Como fazer vídeos para o mercado imobiliário», com Klaus Knuffmann, fotógrafo e videógrafo, que vai partilhar as melhores práticas para integrar o vídeo no dia-a-dia de um profissional do sector. «60 Minutos de Imobiliário» dá o mote para o terceiro webinar, que conta como orador Richard Robbins, especialista em coaching do sector imobiliário. Por último, Tom Ferry, reputado formador e especialista em mediação imobiliária, assegura o webinar «Business By Design».

A responsável acrescenta ainda: «Nesta altura em que nos encontramos, o caminho da digitalização na mediação tem um papel determinante. Um exemplo disso é a atual impossibilidade da visita ao imóvel, que não pode ser encarada com um problema, numa fase inicial do processo. Durante os últimos anos, investimos em inúmeras ferramentas tecnológicas que ajudaram a facilitar esse primeiro contacto, seja pelo padrão de consumo das gerações millennials e Z, seja pelas novas tendências tecnológicas. Neste pressuposto, já tínhamos bastantes ferramentas que acautelavam o contacto diário com os nossos clientes, através de reuniões digitais e utilizando plataformas e aplicações de conversas instantâneas que, por exemplo, estão ligadas diretamente ao nosso site. No que diz respeito ao trabalho do consultor imobiliário e à sua agência, já tínhamos desenvolvido o nosso CRM [customer relationship management] interno com o intuito de automatizar inúmeros processos e cada vez mais direcionar o trabalho do consultor para a era digital. Temos a forte convicção de que o consultor do futuro é um consultor que domine todas as ferramentas tecnológicas ao seu dispor.»

A RE/MAX está presente em Portugal desde o início de 2000, tendo-se tornado, em apenas dois anos, na maior rede imobiliária a operar no país. Hoje, a RE/MAX Portugal conta com 10.000 colaboradores, a maioria dos quais consultores imobiliários, em 345 agências, de norte a sul e ilhas.