Calendário 2020
As datas onde vai querer usar o cartão de crédito

Ano novo, vida nova. Se não regra geral, este mote transita de boca em boca no momento da passagem de ano. Normalmente acompanhado de resoluções mais ou menos resolúveis, a entrada é pródiga em promessas de mudança, alterações de hábitos e sonhos que, mais ou menos oníricos, vêm normalmente acompanhados de uma profunda vontade de poupar.

Texto: Fernando Gonçalves

 

Caso tudo não tenham sido vãs promessas de ocasião e a poupança seja mesmo para levar adiante em 2020, convém ir marcando no calendário os momentos chave em que a sua estratégia de otimização de gastos será chamada a atuar. Utilizar as promoções/ descontos, aproveitar os benefícios dos seus cartões de crédito e uma atenção particular às obrigações fiscais são algumas das dezenas de formas que lhe permitirão otimizar os gastos e multiplicar a poupança.

Se não quer mexer no dinheiro que, entretanto, aforrou ou as festas lhe levaram o subsídio por completo, o cartão de crédito pode ser um precioso auxiliar, assim saiba escolher aquele(s) que lhe dá(ão) mais benefícios. Um dos mais competitivos no mercado português é o Unibanco, com os seus cartões de crédito Classic, Life e Atitude. Estes cartões de crédito Unibanco (ver aqui) foram preparados para lhe simplificar o dia-a-dia, ajustando-se na perfeição às suas necessidades de financiamento durante todo o ano, e ainda lhe trazem uma série de vantagens que vão desde pagamentos em três vezes de compras superiores a 300 euros, flexibilidade nas suas subscrições on-line de música e séries e ainda 20 a 50 dias de crédito sem juros.

É munido de promoções, obrigações fiscais e cartões de crédito Unibanco que encarnamos o papel de almanaque Borda d’Água para lhe entregarmos em bandeja de poupança um calendário para o ajudar a fazer de 2020 um ano de superavit no seu orçamento.

 

Janeiro: Saldos!

Mês por excelência das grandes promoções e dos saldos, janeiro é a primeira grande data no nosso calendário de poupança. O primeiro mês do ano é tipicamente aquele em que se assinalam grandes descontos em roupa e em tudo o que se relaciona com o lar: mobiliário, decoração e eletrodomésticos.

Qualquer um dos três cartões de crédito Unibanco, para além de permitir fracionar as suas compras em três vezes, dá-lhe descontos em lojas específicas e acumula pontos que posteriormente poderá trocar por coisas tão variadas como eletrodomésticos, vinhos ou gadgets.

»» Obrigações fiscais

Até 10 de janeiro – IVA mensal, envio da declaração periódica e envio da DR e da DMR à Segurança Social e à Autoridade Tributária e Aduaneira (repete-se todos os meses do ano)

Até 15 de janeiro – IVA mensal, pagamento do imposto e comunicação dos elementos das faturas (SAF-T) (repete-se todos os meses do ano)

Até dia 20 de janeiro – entrega da Declaração Recapitulativa do IVA e Pagamento de Retenções na Fonte IRC/ IRS/ IS

Até 31 de janeiro – IUC, pagamento do imposto dos veículos com matrícula no corrente mês; comunicação dos inventários 2019; e declaração trimestral de rendimentos pelos trabalhadores independentes à Segurança Social 4.º T 2019

 

Fevereiro: Férias! Férias?

É estranho planear férias em fevereiro, mas a verdade é que o mês do Carnaval não traz consigo apenas escolas de samba e matrafonas. Fevereiro tem sido, por norma, um mês em que as agências de viagens fazem grandes promoções para cruzeiros e em que surgem descontos especiais para uma escapadela romântica no Dia de São Valentim (14 de fevereiro).

É altura ideal para colocar em ação o cartão de crédito Unibanco Life. Este cartão vem com opção de seguro de viagem e ainda lhe dá a hipótese de usufruir de packs Odisseias e estadias em hotéis ou aldeamentos turísticos de reconhecida excelência, como o Aldeamento da Prainha ou o Vila Galé.

»» Obrigações fiscais

Até 10 de fevereiro – IRS, IRC, Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas e Imposto de Selo, entrega da Declaração Modelo 10, em formato eletrónico ou em suporte papel

Até 15 de fevereiro – IRS, consulta e atualização, por transmissão eletrónica, dos dados relativos à composição do agregado familiar e outros elementos pessoais relevantes

Até 25 de fevereiro – IRS, consulta e validação das faturas transmitidas por via eletrónica pelos comerciantes à Autoridade Tributária e Aduaneira de forma a maximizar as possíveis deduções e reembolso fiscal

 

Março: Estética

Se fevereiro foi o mês das férias, março marca o advento da primavera e a altura de cuidar de si com a grande marcha das promoções na área da estética. Ideal para seguir o rasto de um SPA e aproveitar os descontos nos centros de estética e nas perfumarias.

Seguindo no trilho dos pontos acumuláveis nos cartões de crédito Unibanco, poderá diminuir os gastos com SPAs e centros de estética através da conversão dos pontos em sessões no Estoril Welness Center ou no Angkor Wat SPA, por exemplo.

»» Obrigações fiscais

Até 15 de março – IRS, prazo para a Autoridade Tributária e Aduaneira apurar os valores das deduções

Até 31 de março – IRS, prazo para reclamar dos valores de deduções apurados

 

Abril: Alimentação e IMI

Com o compasso pascal a entrar-nos porta adentro a 12 de abril e os padrinhos a merecerem um recheado almoço, entram em cena as promoções nos retalhistas associados a produtos alimentares.

Caso não esteja virado para a cozinha, aproveite os pontos Unibanco no seu cartão de crédito para ir almoçar a um restaurante. Se os gastos se revelarem muito acima do orçamento previsto, o Unibanco dá-lhe a possibilidade de optar por pagar o seu extrato mensal na totalidade (sem juros) ou apenas uma parte (com juros), entre 3% (num mínimo de 25 euros) e 100%.

»» Obrigações fiscais

Pagamento do IMI

De abril até 30 de junho – IRS, envio ou confirmação, caso esteja abrangido pela declaração automática, por transmissão eletrónica de dados, da declaração de rendimentos modelo 3 de IRS e respetivos anexos

Até 15 de abril – entrega do Relatório Único, relativo à atividade do ano anterior, que deverá ser submetido exclusivamente via portal oficial do Relatório Único.

Até 30 de abril – entrega da Declaração do Beneficiário Efetivo, obrigatória para todas as empresas constituídas em Portugal ou que pretendam fazer negócios no país

 

Maio: Telecomunicações

Mês de Maria, de descontos em telemóveis e do Dia Mundial das Telecomunicações (17). Já que está em maré de telecomunicações, aproveite a data para explorar eventuais promoções nos pacotes TV Net Voz existentes e ver se lhe compensa mudar de operadora; para além, claro está, de procurar um novo smarphone.

»» Obrigações fiscais

Até 31 de maio – entrega da Declaração Modelo 22, obrigatória para todas as entidades sujeitas a IRC

 

Junho: Livros e exercício

Mês de Feira do Livro de Lisboa, o que é igual a dizer descontos numa série de livros (até metade do preço, por vezes). Altura ideal para renovar o stock da sua biblioteca e, quiçá, preparar algumas ofertas.

Com o verão à espreita, os ginásios aproveitam o início da estação para promover a frequência dos seus espaços com recurso a promoções em inscrições e packs de aulas de fitness.

»» Obrigações fiscais

Até 30 de junho – IRS, envio ou confirmação, caso esteja abrangido pela declaração automática, por transmissão eletrónica de dados, da declaração de rendimentos modelo 3 de IRS e respetivos anexos

 

Julho: Alojamento sazonal

Inicia-se em julho a fuga. Fuga para festivais, praia, destinos exóticos (ou nem tanto). Por isso, deve aproveitar todos os descontos em que puder pôr a mão neste período. Troque milhas aéreas acumuladas, usufrua dos pontos acumulados e aproveite para beneficiar da isenção da comissão por utilização dos cartões de crédito Unibanco no pagamento em estabelecimentos de venda de combustíveis para ir até um dos muitos hotéis e aldeamentos turísticos colocados ao seu dispor. Se não quer utilizar o seu automóvel, saiba que os cartões de crédito Unibanco dão-lhe descontos no aluguer de uma viatura na Avis ou na Europcar.

»» Obrigações fiscais

Durante o mês de julho – declaração recapitulativa do IVA (para regimes trimestrais)

Até 15 de Julho – envio da IES, Informação Empresarial Simplificada

Até 31 de Julho – data limite para o pagamento por conta da primeira prestação de IRC

 

Agosto: Saldos de verão

Férias. Mês em que marcas de vestuário, calçado e acessórios fazem as já habituais promoções nas suas coleções de verão, de modo a escoar o stock para dar lugar à de outono-inverno.

Os cartões de crédito Unibanco garantem-lhe descontos até 30% nas marcas de vestuário Mr. Blue, Etxart&Panno, Karen Millen e Max&Co. Se tiver adicionado o serviço Unibanco «Mealheiro bónus», por cada euro gasto, a instituição debita-lhe cinco cêntimos que lhe serão restituídos com 5% de juros no final de 12 meses.

»» Obrigações fiscais

Até 31 de Agosto – pedido de restituição de IVA

 

Setembro: Regresso às aulas/ trabalho

Hora de arrumar as toalhas de praia e ir em busca de livros, cadernos, roupa para os dias frios que se avizinham, mais roupa para as atividades letivas do seu filho mais pequeno ou, mais simplesmente, preparar o pagamento da primeira prestação da propina universitária do seu filho mais velho.

Descubra se tem direito a livros escolares gratuitos; caso não os obtenha desse modo, pode sempre procurar bancos de livros usados ou tirar o seu cartão de crédito Unibanco da carteira, gastar o necessário e pedir um fracionamento dos seus pagamentos em três vezes, a juros reduzidos.

»» Obrigações fiscais

Até 30 de setembro – data limite para o pagamento por conta da segunda prestação de IRC

 

Outubro: Automóvel

De acordo com os dados disponíveis, este é o mês do ano em que se vendem mais automóveis e, também, aquele em que há mais descontos nos automóveis de gamas anteriores. De igual modo, os preços dos acessórios automóveis ficam mais em conta.

Aproveite ainda para rever o valor que paga pelo seu seguro automóvel e avaliar se não encontra uma alternativa mais acessível.

»» Obrigações fiscais

Até 20 de outubro – pagamento das contribuições para a Segurança Social.

Até 31 de outubro – Pagamento Especial por Conta (PEC) a efetuar pelas entidades coletivas

 

Novembro: Tecnologia

Apesar de modas norte-americanas, novembro começa a ser sinónimo de Black Friday (dia 27) e Cyber Monday (dia 30), momentos repletos de descontos no mercado de tecnologia.

Enquanto a Black Friday ocorre nas lojas físicas, a Cyber Monday, por sua vez, aplica-se apenas ao e-commerce, ou seja, para as compras realizadas on-line. É uma boa oportunidade para adquirir uma nova televisão ou um computador.

Pode ainda usufruir de ofertas apelativas derivadas da adesão ao cartão Unibanco Atitude. Ao fazê-lo, pode habilitar-se a receber um Tablet Alcatel 7.0”, um Pack Unibanco Unique ou uma torradeira SMEG mediante adesão ao mesmo.

»» Obrigações fiscais

Até 15 de novembro – entrega da Declaração Periódica do IVA (regime trimestral)

 

Dezembro: Racionalize os gastos

Bacalhau, prendas incontáveis e a passagem de ano, estes são apenas alguns dos gastos que fazem de dezembro um mês tormentoso para a sua carteira. Em contraponto, dezembro acaba por estar recheado de promoções e descontos logo a partir de dia 26. Estruture os gastos e faça por deixar compras relacionadas com vestuário e calçado para depois do Natal.

»» Obrigações fiscais

Até 15 de dezembro – data limite para o pagamento por conta da terceira prestação de IRC

 

(Pode consultar aqui o calendário detalhado das obrigações fiscais coletivas e singulares para o ano de 2020.)

 

 

 »»» Fernando Gonçalves, jornalista freelancer, escreveu este artigo para a UniK SEO, uma agência de marketing digital baseada em Lisboa. A UniK SEO é altamente especializada no aumento do tráfego orgânico, oferecendo serviços de marketing de conteúdo, entre outros.