Bosch apoia formação digital de jovens alunos

A Bosch iniciou, em parceria com a Happy Code, um programa de formação em linguagens de programação, que vai abranger as cidades de Aveiro, Braga e Ovar. O programa arrancou este mês de fevereiro e irá prolongar-se até ao final de maio de 2020, e irá chegar a mais de 70 alunos que terão a oportunidade de aprender, de uma forma divertida, a programar aplicações para plataformas mobile, potenciando assim o seu primeiro contacto com o mundo das novas tecnologias de informação (TI) utilizando metodologias adaptadas aos jovens destas idades.

A iniciativa, que faz parte de uma campanha nacional da Bosch, sob o mote «Be a Shaper Be Bosch», e que pretende mostrar que a partir de Portugal se desenvolvem tecnologias que vão moldar o futuro do mundo, representará um total de 960 horas de formação, potenciando o desenvolvimento de competências digitais que promovam a inovação e o desenvolvimento de tecnologias que visam moldar o futuro. A formação permitirá a jovens, em fases cruciais do processo de aprendizagem, perceberem o seu potencial e a sua aptidão para seguirem profissões ligadas às TI, e dessa forma, segundo Cláudia Santos Silva, human resources country coordinator da Bosch Portugal e Espanha, «a Bosch também estará a contribuir para moldar o futuro de cada jovem».

Durante as horas de formação, os alunos terão a oportunidade de desenvolver aplicações para dispositivos móveis, que visam dar resposta a desafios reais. «Esta é mais uma iniciativa que se insere na política de aproximação à comunidade que temos vindo a implementar e a promover ao longo dos anos, e que agora faz ainda mais sentido. Somos reconhecidos como uma empresa altamente tecnológica para quem a atração e a retenção de talento é fundamental, por isso é importante estarmos atentos às gerações mais novas, porque é nelas que vamos encontrar o conhecimento, mas sobretudo as soluções para os desafios que encontraremos no futuro. Temos que preparar esse caminho, e esta parceria é uma ferramenta importante», concluiu Claudia Santos Silva.

 

O Grupo Bosch

O Grupo Bosch tem uma posição de destaque no fornecimento de tecnologia e serviços. Emprega mais de 403.000 colaboradores em todo o mundo (dados de 31.12.2019), que contribuíram para gerar uma faturação de 77,9 mil milhões de euros em 2019. As operações do Grupo Bosch dividem-se em quatro áreas de negócio: Soluções de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Tecnologia de Energia e Edifícios. Com grande relevo em Internet of Things (IoT), oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectada. Utiliza o seu conhecimento em tecnologia de sensores, software e serviços, bem como a sua própria cloud IoT, para oferecer aos seus clientes soluções conectadas e em diversos domínios a partir de uma única fonte. O seu objetivo estratégico é fornecer inovações para uma vida conectada.

O Grupo Bosch é constituído pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais, presentes em 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição da Bosch está presente em quase todos os países. A sua força inovadora é a base para a continuidade do seu crescimento. Em 125 localizações em todo o mundo, emprega 72.000 colaboradores em investigação e desenvolvimento.

A Bosch foi fundada em Estugarda no ano de 1886 por Robert Bosch (1861-1942) como uma «oficina de mecânica de precisão e eletricidade». A estrutura acionista da Robert Bosch GmbH garante a autonomia empresarial do Grupo Bosch, tornando possível o planeamento a longo prazo e a realização de investimentos significativos para salvaguarda do seu futuro. 92% das ações da Robert Bosch GmbH são detidas pela Fundação Robert Bosch, uma entidade beneficente. A maioria dos direitos de voto é detida pela Robert Bosch Industrieltreuhand KG, uma trust industrial a quem está cometida a gestão dos ativos empresariais. As restantes ações são detidas pela família Bosch e pela Robert Bosch GmbH.