NOS adere ao Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020

A NOS juntou-se à Câmara Municipal de Lisboa com o objetivo de tornar a capital portuguesa uma referência de boas práticas de sustentabilidade ambiental urbana, ao subscrever o Compromisso Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030.

Em 2020, Lisboa é Capital Verde Europeia. A distinção visa reconhecer a transformação da cidade na última década e renovar o compromisso de alcançar um melhor ambiente urbano até 2030. Com base nesta ambição, a autarquia lançou o desafio à cidade e a empresas, organizações, associações e instituições, públicas e privadas, para subscreverem o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030, com uma agenda ambiciosa para os próximos 10 anos.

Sob o mote «Escolhe Evoluir: 2030 medidas para 2030», as metas estão traçadas e definem objetivos claros a cumprir nesta década, quer por parte do município, quer por parte dos subscritores do acordo, e devem constituir ações efetivas e mensuráveis para a sustentabilidade ambiental.

A sustentabilidade é uma dimensão estratégica para a NOS, e nessa medida a operadora de comunicações assume um compromisso efetivo na adoção de práticas ambiciosas para a proteção do ambiente, incluindo a participação em iniciativas globais com vista à redução de emissões de carbono e à promoção do desenvolvimento sustentável, sendo, aliás, signatária do movimento Business Ambition for 1.5ºC, lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No âmbito da assinatura deste novo compromisso, a operadora apresentou 14 propostas que envolvem ações específicas em diversas frentes, como: economia circular, mobilidade, energia, sensibilização e mobilização. Até 2030 propõe-se, por exemplo, a manter a taxa de valorização global de resíduos da sua operação própria acima dos 90%; a eliminar totalmente a utilização de plásticos de utilização única nos seus edifícios e a aumentar o número de veículos elétricos em frotas operacionais e veículos de uso privado.

Miguel Almeida, chief executive officer (CEO) da NOS, referiu a propósito: «A consciência da emergência ambiental e climática que hoje vivemos a nível global não pode ser negligenciada e carece de ações concretas e imediatas por parte de todos os intervenientes sociais. A NOS defende, desde sempre, uma sociedade mais equitativa e sustentável e, por isso, está comprometida em contribuir para que a cidade de Lisboa e toda a sociedade portuguesa evoluam para uma realidade zero carbono e 100% eficiente.»

De entre várias medidas, há algumas que já estão a ser implementadas, como as de redução de plástico de utilização única. Recorde-se que com a campanha «Mergulha nesta onda contra o plástico» a NOS pretende eliminar quatro toneladas de resíduos de plástico produzidos anualmente, ao substituir copos e garrafas de plásticos dos seus edifícios por garrafas de vidro oferecidas aos colaboradores.

Mais informações sobre Lisboa Capital Verde Europeia aqui.

 

NOS   

A NOS é um grupo de referência em comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão (TV), Internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. Destaca-se na TV por subscrição, em serviços de banda larga de nova geração e na distribuição cinematográfica.

No mercado empresarial, a NOS posiciona-se como uma alternativa sustentada nos segmentos corporate e mass business, oferecendo um portefólio alargado de produtos e serviços, com soluções à medida de cada sector e de negócios de diferentes dimensões, complementando a sua oferta com serviços ICT e cloud.

A NOS está no principal índice bolsista português (PSI-20), conta com perto de 4,8 milhões de clientes móveis, 1,6 milhões de clientes de televisão, 1,8 milhões de clientes de telefone fixo e 1,4 milhões clientes de Internet de banda larga fixa.