IPS volta a premiar jovens talentos na gestão

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) volta a premiar os alunos do ensino secundário e profissional que demonstrem talento enquanto gestores à frente de uma empresa do sector hoteleiro. Com inscrições abertas até seis de dezembro, a quinta edição do «Jogo de Gestão Interescolas» é uma competição promovida pela Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/ IPS) que pretende sensibilizar os mais jovens (alunos do décimo ao décimo segundo anos) para as práticas de gestão e para o desenvolvimento de competências básicas na área das ciências empresariais.

O jogo, que arranca oficialmente em 17 de janeiro de 2020, depois de uma jogada de treino marcada para o próximo dia 13 de dezembro, consiste num simulador de gestão que vai pôr à prova a capacidade de tomar decisões em equipa e de lidar com os imprevistos, tendo em vista um negócio bem-sucedido, numa reprodução fiel da realidade diária dos gestores hoteleiros. A experiência terá a duração de cerca de três meses (oito jogadas oficiais), culminando com a «Jogada Finalíssima», a disputar no dia 15 maio de 2020.

De assinalar que a equipa Os Estagiários, da Escola Secundária Jorge Peixinho, do Montijo, foi a vencedora da edição de 2018/19, seguida das equipas Donos Disto Tudo, do Agrupamento de Escolas João de Barros, no Seixal, e Tuga Team, em representação da Escola Secundária de Alcochete. No total, a quarta edição envolveu 200 estudantes, 40 equipas, 20 escolas e 15 professores.

O «Jogo de Gestão Interescolas» insere-se no quadro das responsabilidades educativas, sociais e de promoção do desenvolvimento regional do IPS e decorre de um dos desafios que se colocam às instituições de ensino superior: chegar aos estudantes dos ensinos secundário e profissional, abrindo-lhes horizontes para escolhas futuras mais informadas e esclarecidas.

Mais informações aqui.