A LeasePlan lançou hoje o primeiro relatório anual de sustentabilidade, documento onde apresenta o progresso da empresa na implementação da sua estratégia geral de sustentabilidade, incluindo a ambição de alcançar as zero emissões líquidas da sua frota total até 2030.
A estratégia de sustentabilidade da LeasePlan assenta em três áreas principais: marcar o futuro da mobilidade de baixas emissões; fortalecer a sua contribuição para o bem-estar social; e reduzir o seu próprio impacto ambiental.
O relatório fornece informações detalhadas sobre as atividades da empresa em cada uma das áreas referidas, assim como uma tabela de resultados que definem o seu progresso.
Tex Gunning, chief executive officer (CEO) da LeasePlan, referiu: «As mudanças climáticas são o maior desafio que enfrentamos como humanidade e, sendo que o transporte rodoviário representa cerca de 20% das emissões globais de CO2, estamos determinados em fazer a nossa parte. É por isso que queremos alcançar as zero emissões líquidas de toda a nossa frota de 1,9 milhão de veículos até 2030, começando pelos veículos dos nossos colaboradores. Essas são obviamente metas ambiciosas, motivo por que decidimos publicar o primeiro relatório de sustentabilidade. Queremos ser transparentes com os nossos clientes, investidores e outros stakeholders, sobre como está a correr o nosso percurso rumo às zero emissões e onde podemos melhorar. O nosso mantra é simples: se é relatável, é mensurável – e por isso podemos ser responsabilizados.»
Em Portugal, os veículos elétricos (100% e híbridos plug-in) representam já 8% do total de novos contratos de renting celebrados pela LeasePlan, em 2019, o que confirma o compromisso da empresa em atingir os objetivos estratégicos das zero emissões líquidas.
Os principais destaques de sustentabilidade abrangidos no relatório incluem:
– implementar um pacote completo com soluções para veículos elétricos (VE) para clientes de 12 países (uma crescente percentagem da frota da LeasePlan já é VE, demonstrando o envolvimento sustentado do cliente com a estratégia de zero emissões da empresa);
– lançamento do primeiro Green Bond Framework da LeasePlan, que será usado para financiar ou refinanciar a compra de veículos elétricos a bateria (VEBs) (o título de 500 milhões de euros atraiu mais de 3,5 mil milhões de euros de procura de cerca de 260 investidores);
– organizar uma série de eventos educacionais sobre VE para clientes e publicar vários insights e manuais, como o reconhecido «Sustainable Fleet Benchmark», para ajudar os clientes a tomarem decisões informadas sobre a condução elétrica.
O «Relatório de Sustentabilidade 2018/19» do LeasePlan já está disponível e pode ser consultado aqui.
Os três pilares da estratégia de sustentabilidade da LeasePlan são os seguintes:
– Marcar o futuro da mobilidade de baixas emissões: A LeasePlan está comprometida em assumir um papel de liderança na transição da indústria de motores de combustão interna para motores alternativos. Isso inclui alcançar as zero emissões líquidas de toda a frota global até 2030, bem como a transição de frota de veículos para VEBs até 2021, ou assim que as condições locais o permitirem. A LeasePlan é também parceira fundadora da iniciativa EV100 do Climate Group, uma iniciativa global de negócios projetada para acelerar a adoção de VEs e infraestruturas entre as principais companhias do mundo.
– Fortalecer a sua contribuição para o bem-estar social: A LeasePlan está comprometida em fortalecer a sua contribuição para o bem-estar social, com foco em áreas específicas, incluindo: aumentar a diversidade da sua força de trabalho; garantir que os fornecedores e parceiros de negócios cumprem o Código de Conduta do Fornecedor LeasePlan; melhorar a segurança do condutor; melhorar o compromisso dos funcionários; e trabalhar para ter um impacto positivo nas comunidades em que a LeasePlan opera.
– Reduzir o seu próprio impacto ambiental: A LeasePlan está comprometida com o desenvolvimento de políticas, planos e metas para reduzir o seu impacto ambiental. As áreas de destaque incluem: redução das emissões totais de CO2 kg/m2 dos edifícios da LeasePlan; aumentar a proporção de energia renovável usada nos edifícios da LeasePlan; e redução do uso geral de energia (kWh por m2) nos edifícios da LeasePlan.
De assinalar que o LeasePlan Green Bond Framework está alinhado com os Princípios do Green Bond e qualifica-se na categoria «transporte limpo». Prevê-se que as receitas apoiem a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas «Boa Saúde e Bem-Estar» (ODS 3), «Indústria, Inovação e Infraestrutura» (ODS 9), «Cidades e Comunidades Sustentáveis» (ODS 11) e «Ação Climática» (ODS 13).
A LeasePlan destaca-se em dois grandes e crescentes mercados: o Car-as-a-Service para carros novos, através do seu negócio LeasePlan, e o mercado de carros usados de alta qualidade com três a quatro anos, através do seu negócio CarNext.com. A negócio do Car-as-a-Service da LeasePlan compra, financia e gere novos veículos para os seus clientes, oferecendo um serviço completo chave na mão por um período médio de contrato de três a quatro anos. O CarNext.com é um mercado digital pan-europeu para carros usados de alta qualidade, que entrega sem qualquer problema «qualquer carro, a qualquer hora, em qualquer lugar» e é abastecido com veículos da frota própria da LeasePlan, bem como de alguns parceiros. A LeasePlan tem 1,9 milhões de veículos sob gestão em mais de 30 países. Com mais de 50 anos de experiência, define na sua missão fornecer soluções inovadoras de mobilidade, ao disponibilizar «qualquer carro, a qualquer hora, em qualquer lugar», para que os clientes se possam concentrar no what’s next.