Reflorestação do Parque Natural Sintra-Cascais em voluntariado da Nestlé

«Plantar uma árvore» foi o mote da ação de voluntariado «All Together», da Nestlé Portugal, que teve lugar no passado sábado, dia nove de novembro, no Parque Natural Sintra-Cascais. Para levar a cabo esta iniciativa marcaram presença cerca de 200 voluntários, colaboradores que pertencem às duas estruturas da empresa sedeadas em Linda-a-Velha, a Nestlé Portugal e o Nestlé Business Services (NBS) Lisbon, às quais se juntaram familiares.

Entre as espécies de árvores plantadas, 400 no total, contam-se o freixo-comum, o amieiro, o sobreiro, o abrunheiro-bravo e o zambujeiro. Foram também plantadas algumas espécies de arbustos, como medronheiro, folhado, loureiro, murta e lentisco.

O Parque Natural Sintra-Cascais caracteriza-se por ter uma grande área de árvores do próprio território, importantes para o equilíbrio da fauna e da flora locais, que serve de área de refúgio e reprodução para um grande número de animais. Por ser uma floresta autóctone é mais resistente a pragas, doenças e períodos de seca ou chuva intensas, ajudando assim a manter a fertilidade do espaço rural e o equilíbrio das paisagens.

Esta ação de reflorestação, através da plantação de árvores autóctones, visa ajudar a combater as grandes ameaças que todos os anos atingem este e outros parques naturais, como os incêndios, os cortes prematuros ou desordenados, as pragas, as doenças e a invasão de espécies não autóctones.

Com esta ação, os colaboradores voluntários contribuem para a proteção da floresta autóctone, que tem uma importante função ambiental de controlo da erosão dos solos, de conservação da água, de sequestro de CO2 e de produção de oxigénio, permitindo uma melhor qualidade de vida e de saúde às populações vizinhas do parque natural, que este ano foi severamente afetado pelos incêndios do verão. Dinamizar a consciência ecológica e a responsabilidade ambiental e simultaneamente usufruir de um momento de convívio descontraído entre todos os que fazem parte da grande família Nestlé foi outro dos objetivos, perfeitamente alinhado com o propósito da empresa de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável.

Esta iniciativa complementou outras desenvolvidas pelo grupo, como é o caso da iniciativa «Paper Less», lançada pela Direção de Supply Chain da Nestlé Portugal, iniciativa essa que tem por objetivo reduzir substancialmente o consumo de papel, ajudando a tornar mais sustentável a cadeia de valor da Nestlé.