Huawei escolheu estudantes portugueses para formação na China

A Huawei já anunciou os 10 estudantes portugueses selecionados para a iniciativa «Seeds for the Future». Os alunos vão ter a oportunidade de integrar um programa de formação na sede da emresa, em Shenzhen, na China, e conhecer uma das mais avançadas e inovadoras instalações de investigação e desenvolvimento (I&D) do mundo.

Os estudantes selecionados são das áreas de Engenharia Eletrotécnica e de Comunicações e Informática e são oriundos de diversas instituições portuguesas de ensino. Além da oportunidade de formação e networking com engenheiros de alto nível da Huawei, os estudantes terão também direito a uma semana de experiência cultural em Pequim.

Os alunos selecionados são dos seguintes cursos e das seguintes instituições de ensino:

– Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática, Instituto Superior Técnico;

– Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Instituto Superior Técnico;

– Licenciatura em Engenharia Informática, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

– Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro;

– Mestrado em Engenharia Informática, Universidade de Évora;

– Mestrado em Engenharia Informática, Universidade de Aveiro;

– Licenciatura em Engenharia Informática, Universidade de Aveiro;

– Mestrado em Engenharia Eletrotécnica, Instituto Politécnico de Leiria.

Diogo Madeira da Silva, head da área de Public Affairs & Communications da Huawei em Portugal, assinala: «O ‘Seeds for the Future’ é um dos contributos da Huawei para a capacitação do talento nacional, num contexto em que as TIC [tecnologias de informação e comunicação] assumem um peso crescente na economia do país. Este programa representa também o compromisso contínuo que a Huawei tem com Portugal, bem como o investimento que tem vindo a ser feito ao longo dos 15 anos de presença no país.»

A primeira edição do «Seeds for the Future» decorreu em julho de 2015, após a assinatura do memorando de entendimento com a AICEP para a implementação desta iniciativa em Portugal, em maio de 2014, durante a visita oficial à China do presidente da república.