Sentir-se menos nervoso com um novo trabalho

Quando um profissional está prestes a começar um novo desafio profissional, numa primeira fase sente um enorme entusiasmo e por vezes, mais perto da data do primeiro dia, começam a surgir sentimentos de nervosismo e ansiedade.

De acordo com a Hays, grupo com destaque mundial em recrutamento de profissionais qualificados, isto acontece à maior parte das pessoas, mesmo com as mais confiantes, pois iniciar um novo trabalho pode ser extremamente stressante, visto os nervos serem a resposta natural do corpo à mudança e ao desconhecido.

Assim, a Hays expõe as cinco formas que os profissionais deverão fazer nos dias anteriores a iniciar um novo projeto:

  1. Entender que o nervosismo é temporário. Os nervos são uma sensação temporária e, passado alguns dias, a pessoa provavelmente irá perguntar por que é que estava tão preocupada. Portanto, em vez de se preocupar é importante que se lembre de todas as coisas que motivaram a assumir o novo emprego, incluindo a oportunidade de embarcar num novo capítulo, conhecer pessoas novas e a oportunidade de trabalhar num local diferente. Este é definitivamente um momento da sua vida em que deve sentir-se empolgado – por isso, não deve deixar que os sentimentos temporários de preocupação e nervosismo atrapalhem.
  2. Não se preocupar com o que os futuros colegas irão pensar. Resistir à tentação de colocar uma enorme pressão sobre si para ser perfeito desde o primeiro dia, simplesmente porque está ansioso para impressionar os novos colegas. Em vez disso, aceitar que levará algumas semanas a dar-se a conhecer e que ninguém esperará que seja perfeito.
  3. Colocar as situações em perspetiva. A mente está constantemente preocupada com um milhão de aspetos. E nesta fase, principalmente com os «e se», do novo emprego – com o novo trajeto, os novos colegas ou se conseguirá executar as novas tarefas. Nesse caso, deve lembrar-se de que, sim, iniciar um novo trabalho é importante, claro que é, mas se pensar sobre isso, este será apenas mais um capítulo da vida. Todos os capítulos têm os seus próprios desafios, mas a pessoa terá que pensar que irá conseguir ultrapassar. Portanto, deve tentar relativizar as situações.
  4. Contactar o novo manager. Certamente ajudará a acalmar os nervos se puder começar a criar proactivamente uma conexão e um relacionamento com a nova chefia antes que o primeiro dia chegue. Então, por que não enviar um e-mail ou adicioná-lo na rede de LinkedIn, onde poderá deixar uma mensagem do quão agradado está por iniciar onovo desafio.
  5. Planear uma atividade divertida no dia anterior. Não precisa de ser o dia inteiro, mas, mesmo assim, pode ser realmente útil para o estado de espírito fazer algo divertido no dia anterior ao início do novo trabalho. Por exemplo, um almoço com amigos, dar um passeio de bicicleta ou até mesmo ver um filme no cinema. Independentemente disso, a ideia é distrair a mente.