Inovação e transformação digital na gestão RH

A SAP Portugal entregou no decorrer do «People Intelligence Summit», realizado na passada semana na Cidadela de Cascais, os prémios «Top 5 HR Successes», em que os cinco vencedores foram o Grupo Trivalor, o Grupo Sovena, o Grupo Bensaude, o Banco de Portugal e a OGMA. A iniciativa teve como objetivo reconhecer publicamente os clientes, cujos projetos de inovação e transformação digital na área de gestão dos recursos humanos (RH), baseados nas soluções SAP SuccessFactors, se terão distinguido por aspetos fulcrais para o sucesso da implementação da solução.

O Grupo Trivalor recebeu o prémio «Best Sponsor», pela excelência do acompanhamento executivo e da estrutura de apoio por parte da gestão de topo da organização em todas as fases de implementação da solução. Em representação do Grupo Trivalor e para receberem o prémio estiveram presentes a administradora, Fátima Portulez, e o diretor de recursos humanos, Hélder Figueiredo.

Com posição de destaque no mercado no segmento de business and facility services em logística, o Grupo Trivalor é uma empresa, de capital 100% português, com mais de 50 anos de atividade e que emprega mais de 30 mil colaboradores. No sentido de sustentar a sua estratégia de crescimento e expansão, elegeu as soluções SAP SuccessFactors para a transformação digital da sua área de gestão de recursos humanos, mais concretamente em gestão global de cadastro, recrutamento, avaliação de desempenho, desenvolvimento e sucessão, formação e compensação.

Já o Grupo Sovena, referência no mercado global de azeite e óleos alimentares, arrecadou o prémio «Pioneer», o qual tem por objetivo reconhecer o projeto mais marcante para a história das soluções SAP SuccessFactors em Portugal. O Grupo Sovena tem servido como uma grande referência para o mercado nacional, pela implementação integral da aplicação de gestão global de cadastro (employee central) com vista a consolidar a informação de gestão das pessoas num contexto de múltiplas geografias. Para receber este galardão, esteve presente Vera Ramos, diretora da área de desenvolvimento das pessoas do Grupo Sovena.

O terceiro prémio do dia, prémio «Innovation», foi conquistado pelo Grupo Bensaude, representado nas pessoas de Jorge Aguiar e Paulo Câmara, administradores com os pelouros de Recursos Humanos e Tecnologias de Informação (TI), respetivamente. Este prémio tem como objetivo reconhecer um projeto muito recente, mas que se destaca pelo seu elevado capital de inovação. O projeto foi desenvolvido a três mãos, pelas equipas de Recursos Humanos, TI e Marketing & Comunicação do grupo, com o objetivo de balizar uma Intranet corporativa, um portal de colaborador e um portal de candidato, numa estrutura inovadora que interliga um jam colaborativo à gestão global de cadastro e aos processos de recrutamento.

O Grupo Bensaude é a maior entidade empresarial privada dos Açores e uma das 100 maiores empresas nacionais de capital português. Tem mais de 200 anos de história e uma forte tradição em cinco áreas de negócio: Distribuição; Energia; Marítima e Logística; Turismo; Serviços.

Quanto ao prémio «Public Sector Transformation», que visa reconhecer projetos que sejam um exemplo ao nível do sector público, foi entregue ao Banco de Portugal. João Silva Ferreira, responsável pelo Núcleo de Desenvolvimento Organizacional, Planeamento e Comunicação do regulador bancário português, esteve presente na cerimónia para receber o galardão. Cliente SAP há vários anos, o Banco de Portugal é uma pessoa coletiva de direito público, com autonomia administrativa e financeira e património próprio.

Por fim, o prémio «HR Branding», cuja eleição foi efetuada de uma forma surpreendente e em tempo real por todos os presentes no evento. Através de uma aplicação QR Code, convidou-se a audiência a descarregar um site, a partir do qual todos escolheram o cliente SuccessFactors merecedor do galardão. E, entre os 31 nomes colocados a votação, das mais de 70 empresas que recentemente desenvolveram a sua estratégia com base nesta solução SAP, a OGMA foi a escolhida pela maioria.

Com mais de um século de história (foi criada em 1918), a OGMA detém hoje em dia um papel de relevo a nível mundial no negócio de manutenção e fabricação aeronáuticas. E sempre com especial atenção aos seus recursos humanos, cruciais para a sua reputação global. O projeto, desenvolvido totalmente de raiz e baseado nas soluções SAP SuccessFactors, assume um cariz transformador que se focou no recrutamento, na avaliação de desempenho, no desenvolvimento e na sucessão, na formação e na compensação. Apesar de não ter estado presente na cerimónia, Rita Baptista, diretora de recursos humanos da OGMA, é o principal rosto desta parceria.

Inês Vaz Pereira, gestora comercial de SAP SuccessFactors em Portugal, assinalou: «A SAP, através da sua solução SuccessFactors, encontra-se na linha da frente da entrega de soluções que visam potenciar, nas mais variadas vertentes, o principal ativo de uma empresa: os seus colaboradores. Estes prémios são a cabal demonstração do muito que se faz em Portugal no que concerne à utilização de soluções inovadoras para a melhoria da colaboração e da produtividade das organizações, ao nível dos seus recursos humanos. Importa, agora mais que nunca, salientar que a revolução digital a que assistimos não pretende retirar postos de trabalho e substituir as pessoas. Acima de tudo, pretende melhorar os índices de desempenho das organizações.»

Scroll to Top