O INDEG-ISCTE e o IAPMEI convidaram a D. Dinis Business School, a UBIExecutive e a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve para integrarem a parceria que proporciona aos empresários portugueses de PMEs (pequenas e médias empresas) a oportunidade de desenvolverem as suas competências e o acesso a ferramentas para a gestão sustentada dos seus negócios.
A parceria traduz-se no «Programa de Gestão para Empresários» (PGE), que tem como objetivo proporcionar aos empresários de PMEs a obtenção ou a atualização de ferramentas básicas de gestão num curto espaço de tempo. O programa irá abordar várias metodologias e técnicas de gestão, tais como definir uma estratégia para aumentar as vendas, obter crédito e gerir a tesouraria para suportar o crescimento, entre outras, de forma a dotar os participantes de competências para uma gestão eficaz.
Para o presidente da Comissão Executiva do INDEG-ISCTE, José Crespo de Carvalho, trata-se de «um protocolo multilateral que permite alavancar o programa e chegar a mais empresários e mais PMEs, no sentido de qualificar o país».
Já o diretor executivo da D. Dinis Business School, Vítor Hugo Ferreira, assinalou: «Num mundo onde as empresas enfrentam o desafio constante da mudança e da ultracompetitividade, onde novos modelos de negócio despontam devido à transformação digital, é necessário ter soluções e ferramentas inovadoras. A D. Dinis Business School, em conjunto com o INDEG-ISCTE e o IAPMEI, decidiram colaborar num programa que permite responder aos problemas de empresários e gestores de PMEs, fornecendo recursos diretos e inovadores, que permitem uma gestão mais flexível e competitiva. Estas ferramentas de conhecimento permitem às empresas melhorar os seus modelos de negócio e gerar novas alavancas de valor.»
Por sua vez, Zélia Serrasqueiro, diretora da UBIExecutive, afirmou que o PGE é «um programa de extrema importância para os empresários da Beira Interior e para a UBIExecutive na prossecução dos seus objetivos ao nível da oferta formativa»”.
Fernando Félix Cardoso, docente do PGE em Faro e professor da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, destacou que se trata de «uma oportunidade imperdível para os empresários algarvios atualizarem as suas competências e perspetivas», acrescentando: «A junção de esforços da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve com o INDEG-ISCTE e o IAPMEI garante a concretização da excelência pretendida.»
Finamente, o presidente do IAPMEI, Nuno Mangas, referiu: «O sucesso das primeiras edições do PGE e o feedback que tivemos dos empresários nacionais levaram-nos a estender o projeto a outras regiões do país. Para já, estaremos no Algarve, em Leiria e na Beira Interior, mas a nossa ambição é que esta formação se possa alargar também a outras regiões. O IAPMEI está empenhado em contribuir para dotar os empresários portugueses de competências de gestão essenciais para que lhes seja possível acompanhar os exigentes desafios com que se veem confrontados diariamente num mundo em mudança.»
O PGE terá inicio em outubro de 2019, nas cidades de Leiria, Covilhã e Faro. As candidaturas encontram-se abertas, sendo que as inscrições podem ser realizadas aqui.