Avaliação da Egor pelos finalistas do «Primus Inter Pares»

Em 2002, a Egor foi convidada a apresentar uma proposta de colaboração ao Banco Santander para a realização de um evento com o objetivo de identificar e premiar os futuros líderes do país. Ficou claro que não se tratava dos alunos mais bem classificados nos cursos de Gestão e Finanças ou Engenharia, mas de estudantes dotados de níveis de excelência num conjunto alargado de competências humanas que definem os verdadeiros líderes.

Ao longo de 16 anos, a Egor selecionou entre uma elite de mais de 1.600 dos alunos mais bem classificados das universidades portuguesas os 5 finalistas que em cada ano foram sendo apresentados ao júri do prémio «Primus Inter Pares». Largas dezenas de premiados concluíram mestrados nalgumas das melhores business schools internacionais e portuguesas. Na maioria dos casos, ocupam atualmente posições de grande exigência em todo o mundo, havendo a certeza de que correspondem aos objetivos dos promotores e à escolha do júri.

Os processos de seleção desdobram-se ao longo de alguns meses e envolve uma panóplia exigente de instrumentos digitais e presenciais que culmina numa fase final. Abrange cerca de três dezenas de candidatos e inclui uma fase residencial com componente experiencial que tem um papel decisivo na seleção dos cinco finalistas que a Egor apresenta aos membros do júri.

Em todas as edições, a Egor solicita aos candidatos, através de respostas anónimas, um questionário a fim de analisar o grau de satisfação dos mesmos. Este ano, na décima sexta edição, foram tratados e analisados 22 questionários de avaliação, o que corresponde a uma taxa de resposta de 100% relativamente ao universo de participantes nos dois assessment centers.

De acordo com os dados obtidos, observou-se um elevado grau de satisfação e de envolvimento nos objetivos propostos. 100% dos participantes consideraram-se «Muito ou Muitíssimo Satisfeitos» com a forma como decorreu este assessment center; 100% dos participantes consideraram «Muito ou Muitíssimo Boa» a conjugação de metodologias outdoor com a realização de atividades de reflexão e discussão em grupo e também 100% dos participantes classificam globalmente este assessment center como «Bom ou Muito Bom».

No espaço reservado aos comentários acerca dos benefícios da ação e da classificação global da ação, foram muitas as opiniões recolhidas, sendo o autoconhecimento e o networking com outros profissionais, os fatores mais relevantes para os participantes.