Unicorn Workspaces chega a Lisboa

A Unicorn Workspaces anunciou a sua chegada a Portugal com o lançamento de dois espaços de trabalho no centro de Lisboa, mais precisamente no Marquês de Pombal e na Avenida da Liberdade. Os dois espaços têm capacidade para 240 pessoas e uma área total de 1.600 metros quadrados, oferecendo um amplo leque de opções, tais como escritórios para equipas de diferentes dimensões, open spaces, salas de reunião e de coworking para empresas, PMEs (pequenas e médias empresas) e startups.

Após uma rápida expansão na Alemanha, país onde lançou 17 escritórios partilhados semelhantes em três anos, a Unicorn escolheu Lisboa para abrir os seus primeiros espaços fora do país de origem, apostando no movimentado ecossistema empreendedor e tecnológico da capital portuguesa e no crescimento exponencial registado na cidade nos últimos anos. A empresa de escritórios partilhados pretende satisfazer uma necessidade real do mercado, estando Lisboa entre as capitais europeias com menor número de espaços de coworking. De acordo com a Cushman & Wakefield, e segundo estimativas recentes, os espaços de coworking representam 2% do total nas maiores cidades da Europa, com Lisboa a oferecer menos de 1%, o que explica assim a forte procura e o défice neste segmento de mercado.

Masoud Kamali, fundador da Unicorn e chief executive officer (CEO) da VC WestTech Ventures, afirmou: «Estamos muito contentes com o lançamento da Unicorn em Lisboa, em resposta ao rápido aumento da procura local de escritórios partilhados. Oferecemos algo que atualmente nenhum outro espaço em Lisboa oferece: um espaço de trabalho partilhado de alta qualidade, de fácil acesso e serviço premium

Por sua vez, Justina Kilinski, country manager para Portugal, acrescentou: «Portugal tem incentivos e regras muito semelhantes aos alemães no que toca a startups, e o ecossistema de startups em Lisboa é geralmente muito acessível para empresas estrangeiras. Além disso, o país tornou-se num verdadeiro íman, atraindo jovens talentos e nómadas digitais altamente qualificados com novos hábitos de trabalho aos quais a Unicorn vem dar resposta.»

A Unicorn Portugal escolheu dois imóveis de topo no coração de Lisboa. O Unicorn Liberdade está situado na Avenida da Liberdade, a mais emblemática da cidade, no histórico edifício do Cinema Condes e atualmente mais conhecido por albergar também o Hard Rock Café. Este espaço tem capacidade para 100 pessoas em 500 metros quadrados, divididos em escritórios para equipas, open-spaces e salas de reunião. O Unicorn Marquês está situado no coração empresarial de Lisboa, num espaço com 1.100 metros quadrados repartido por dois andares, com capacidade para 140 mesas de trabalho, oito gabinetes, salas de reuniões, open-spaces, etc.

Fundada em 2015, a Unicorn Workspaces é uma das principais fornecedoras de escritórios partilhados da Alemanha, com espaços nalgumas das principais cidades do país (Berlim, Munique, Colónia e Potsdam). A visão da Unicorn é fornecer espaços de trabalho acessíveis para empresas e particulares, mantendo ao mesmo tempo o seu compromisso em matéria de sustentabilidade.