Até março de 2020
«SEAT Art Cities – Curated by Vhils»

«SEAT Art Cities – Curated by Vhils» é o mais recente projeto entre a SEAT e o artista Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, no território de arte urbana em Portugal. A marca comprova assim, uma vez mais, a aposta num movimento de cultura que reforça os seus valores em inovação e criatividade.

Texto: Redação Human

 

O kickoff do projeto «EAT Art Cities – Curated by Vhils» ocorreu no passado dia 28 de maio, mas foi durante o «NOS Primavera Sound», no Porto, que os cinco artistas que compõem o grupo mostraram em tempo real as suas obras de arte. Tamara Alves, AkaCorleone, BEK, André da Loba e a dupla Draw&Contra construíram um mural que pôde ser apreciado pelas cerca de 75 mil pessoas de 50 nacionalidades que participaram no festival de música.

Tamara Alves referiu a propósito do projeto: «Mais do que fazer o que gosto, foi fazê-lo enquanto troquei sorrisos, revi amizades, recebi abraços e senti que fiz parte do que faz o ‘Primavera Sound’ ser um dos melhores festivais de sempre. Pintar torna-se fácil assim.» Já AkaCorleone considerou: «Trabalhar rodeado de boa música e bons artistas só me motiva a fazer algo melhor, é o ambiente perfeito para criar algo divertido e que chame a atenção das pessoas que passam.» BEK também achou a experiência muito especial, destacando: «Pintar no ‘Primavera Sound’, rodeado por toda aquela energia contagiante que a música consegue gerar nas pessoas, foi uma experiência fantástica. A oportunidade de poder levar um pouco do meu trabalho a um lugar especial e encantador como o festival é uma sensação incrível.» Mais reservado, André da Loba afirmou: «Embora seja um caos trabalhar com tanta gente à volta, foi muito interessante ir ouvindo os comentários de surpresa de cada vez que retirávamos os stencils da tela e revelávamos uma nova camada da peça.» Da dupla Draw&Contra, Frederico Draw destacou: «Estar no ‘Primavera Sound’ naquele ambiente de festa onde a música predomina e conseguir associá-la ao nosso processo criativo foi, de facto, uma experiência interessante.» Finalmente, Contra Rua , o outro elemento da dupla, referiu: «O ‘Primavera Sound’ foi a banda sonora ideal para a nossa intervenção.»

De julho deste ano a março de 2020, o projeto «SEAT Art Cities – Curated by Vhils» vai passar pelo Porto, por Lisboa, por Aveiro, por Braga e por Carvoeiro, onde cinco obras de arte urbana vão surgir pelas mãos destes artistas, criando um roteiro cultural e de lazer que poderá ser visitado por qualquer pessoa.

Teresa Lameiras, diretora de marketing e comunicação da SEAT Portugal, referiu: «Este itinerário nacional de arte urbana comprova, uma vez mais, a nossa  ligação ao território da cultura. A parceria com o artista de arte urbana Vhils reafirma os valores de inovação, liberdade e criatividade que a marca defende.»

O itinerário e a criação das obras únicas serão documentados através de pequenos vídeos. No site da SEAT, aqui, estará a informação sobre os artistas e as obras criadas. Posteriormente, será desenhado o mapa da localização das obras.