«Feira de Emprego» do IPS

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, vai marcar presença na sessão de abertura da «Feira de Emprego» do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), agendada para a próxima quarta-feira, dia 13, pelas 10 horas, no campus de Setúbal.

Verdadeira montra de oportunidades de trabalho, o certame integra a «V Semana da Empregabilidade», do IPS» que decorre de 11 a 15 de março, contando com a participação de mais de 130 empresas e organizações, a maior adesão de sempre.

Distribuídas por dois dias de feira, das 10 às 20 horas, junto à entrada do edifício sede do IPS, 105 empresas vão estar presentes em expositor e disponíveis para prestar informações e esclarecimentos, estando previstas igualmente 82 sessões de apresentação e 70 sessões de recrutamento.

A «V Semana da Empregabilidade», iniciativa conjunta com a Associação Académica do IPS, é um dos momentos altos da agenda anual do instituto, e simultaneamente tem vindo a consolidar o estatuto de maior evento de emprego do ensino superior.

Em ano de aniversário, a primeira conferência (dia 11) é dedicada ao tema «40 anos do IPS – O passado como contributo para o futuro», com a participação das académicas Mariana Gaio Alves (Universidade de Lisboa) e Leonor Saraiva (IPS), de Paula Lampreia, presidente do Conselho Geral e diplomada do IPS, e Armando Gomes,

À tarde, a partir das 14H30, a «Volta de Apoio ao Emprego 2019», iniciativa da Comissão Europeia que percorre todo o país, passa pelo campus de Setúbal do IPS. Vai propor uma reflexão sobre o tema «Melhoria da empregabilidade em contexto europeu», nomeadamente a partir da partilha de experiências, através de vídeo conferência, de diplomados do IPS a trabalhar em diferentes países europeus.

Com vários momentos de reflexão em torno dos grandes temas que marcam a atualidade do mercado laboral, o programa inaugura o segundo dia (12) com o debate «O futuro das profissões», reunindo à mesma mesa, a partir das 10 horas, João Medeiros, da Comissão Europeia em Portugal, os bastonários das ordens dos Engenheiros e dos Contabilistas Certificados, Mineiro Aires e Paula Franco, respetivamente, e Carlos Francisco, representante da Ordem dos Enfermeiros.

Pelas 16 horas, estudantes e 19 potenciais empregadores – chief executive officers (CEO), diretores de recursos humanos e empreendedores – estarão à conversa na iniciativa «À mesa com…», uma oportunidade para, em registo informal, esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalho e o processo de criação do próprio emprego.

O programa encerra na sexta-feira, dia 15, com um focus group em torno do tema «Tendências de recrutamento de diplomados e competências valorizadas pelos empregadores», agendado para as 10 horas no campus do Barreiro do IPS.

De assinalar que o IPS detém atualmente a segunda mais alta taxa de empregabilidade do ensino superior politécnico.

Mais informações aqui.