Dados da sétima edição do barómetro «FOOD»

Na qualidade de coordenadora do «Programa FOOD» («Fighting Obesity by Offer and Demand») em 2018, a Edenred inquiriu mais de 25 mil colaboradores e 1.400 proprietários de restaurantes em oito países europeus (Áustria, Bélgica, República Checa, França, Itália, Portugal, Eslováquia e Espanha) sobre alimentação durante o dia de trabalho. A sétima edição do barómetro «FOOD» destacou um conjunto de tendências: o aumento acentuado da procura de refeições saudáveis e equilibradas, o crescente papel que as empresas podem desempenhar na melhoria do bem-estar dos seus colaboradores e o interesse gerado pela tecnologia para incentivar uma alimentação saudável.

 

Pausa para almoço continua a ser regra, com variações entre os países

De acordo com o barómetro, perto de 75% dos cidadãos europeus privilegiam a pausa para almoço (mais 5% em relação a 2014), embora 27% deles almocem frequentemente nas suas mesas de trabalho. 94% dos belgas comem regularmente no seu local de trabalho, ao passo que em França a pausa do meio-dia é a mais privilegiada. De facto, 26% dos colaboradores franceses almoçam regularmente em restaurantes, sendo a proximidade geográfica e o preço os fatores-chave na escolha, tal como 39% dos colaboradores italianos e 34% dos eslovacos, que comem em restaurantes para beneficiar da possibilidade de comida confecionada no momento.

 

Tendência da alimentação saudável ganha destaque na Europa

Uma das principais mudanças observadas desde o lançamento deste barómetro é a crescente consciencialização sobre a importância de uma dieta saudável e equilibrada, mesmo durante o horário de trabalho. Em 2013, apenas 28% dos europeus escolheram um restaurante devido aos seus menus saudáveis; hoje, 43% valorizam o facto de optarem por hábitos de alimentação saudável (mais 15% do que anteriormente). Este critério ganha ainda mais destaque na Áustria, onde 49% dos inquiridos afirmam que menus saudáveis são muito importantes na escolha de um restaurante.

 

Influência das novas tecnologias

Num mundo cada vez mais conectado, podem as novas tecnologias ajudar na adoção de hábitos de alimentação mais saudáveis? A resposta é sim para 51% dos colaboradores europeus, que estão convencidos de que as novas tecnologias podem ajudá-los a alcançar uma dieta mais equilibrada. No entanto, existem disparidades entre os vários países, já que apenas 41% dos colaboradores franceses afirmam que o uso de uma aplicação móvel os ajudaria a melhorar a qualidade dos seus hábitos alimentares; em Espanha esse número chega aos 62%.

 

Papel crescente das empresas

O desejo de adotar uma alimentação mais saudável também está a ser acompanhado por outra tendência: os colaboradores sentem que as empresas onde trabalham devem contribuir para o seu bem-estar. Hoje, 72% dos colaboradores europeus (mais 43% do que em 2016) sentem que uma empresa deve ajudar os seus colaboradores a ter uma alimentação mais saudável e a melhorar o bem-estar no seu local de trabalho mediante múltiplas iniciativas, como por exemplo a disponibilização de cestos de fruta. Um total de 33% dos colaboradores gostaria de ter acesso a uma rede de restaurantes que ofereçam menus equilibrados. 60% dos colaboradores europeus também sentem que a sua empresa poderia contribuir para o seu bem-estar, proporcionando acesso ao desporto para os colaboradores, sendo que este número sobe para 72% em França.

 

Os restaurantes

Os restaurantes são naturalmente os primeiros a observar estas novas tendências. Em Espanha, 69% dos proprietários de restaurantes identificaram uma maior procura por opções mais saudáveis nos seus menus, em comparação com 2017. Para acompanhar esta nova exigência, os proprietários dos restaurantes estão a adaptar os seus menus e a apostar na disponibilização de mais informação e formação junto do seu staff. Hoje, 55% dos proprietários de restaurantes em França afirmam que podem aprender um pouco mais sobre nutrição equilibrada. Face à emergência de novas tecnologias, 41% dos proprietários de restaurantes europeus acreditam que as novas tecnologias podem ajudá-los na preparação de novos pratos saudáveis, em comparação com 39% no ano passado. No entanto, o estudo revelou disparidades entre os vários países. Na República Checa, apenas 27% dos proprietários de restaurantes consideram que as novas tecnologias podem ajudar a melhorar os seus hábitos culinários, enquanto que em Portugal essa opinião é partilhada por 66%.

 

A Edenred

Instituição global de soluções transacionais para empresas, colaboradores e comerciantes, soluções que podem ser entregues através de cartões, aplicações móveis, plataformas on-line ou vales de papel, a Edenred assinala que todas essas soluções representam um aumento real do poder de compra dos colaboradores, uma gestão otimizada dos custos para as empresas e um aumento do volume de negócios para os comerciantes afiliados.

Em Portugal é fornecedor do cartão refeição mais utilizado no país, baseando a sua oferta em três linhas de negócio: benefícios para o colaborador (Euroticket Refeição, Euroticket Creche, Euroticket Estudante e Euroticket Formação); soluções complementares, como incentivos e recompensas (Cheques Automóvel e Compliments) e programas publico-sociais. Tem mais de 400 mil utilizadores que efetuam diariamente transações numa rede de milhares de comerciantes afiliados.

 

Programa «FOOD»

Este programa resulta de uma parceria público-privada, lançada em 2009, que procura colmatar o problema do aumento da obesidade na Europa. Lançado como um projeto experimental em seis países (Bélgica, República Checa, França, Itália, Espanha e Suécia), tornou-se num programa e foi estendido à Eslováquia, a Portugal, à Áustria e, recentemente, à Roménia. O seu principal objetivo é consciencializar os colaboradores e os proprietários dos restaurantes acerca da importância de uma alimentação saudável e equilibrada e adaptar a sua oferta à procura desse tipo de alimentação. Para garantir esse objetivo foram criados recursos e ferramentas.

Também no âmbito deste programa são organizados anualmente barómetros, a nível europeu, para compreender melhor e analisar as mudanças na sociedade a nível da alimentação saudável e as necessidades dos colaboradores e dos restaurantes. A Edenred é a coordenadora do programa e recorre à sua rede credenciada Euroticket para atingir os grupos-alvo do programa.