Uma nova forma de gerir e comunicar com os talentos

A tecnologia no sentido de acelerar a comunicação entre a empresa e os colaboradores, permitindo ir ao encontro das necessidades das duas partes, é a proposta de valor do YouPlan, solução da Randstad já disponível no mercado nacional. Trata-se de uma ferramenta que permite às empresas gerir escalas, planear turnos, propor horas extra, introduzir avaliações e registos de horas e ainda comunicar de forma imediata com as suas pessoas.

José Miguel Leonardo, chief executive officer (CEO) da Randstad Portugal, assinalou: «Existem várias soluções no mercado, mas ainda muito focadas no trabalho administrativo. O YouPlan vai mais longe. Trata-se de uma ferramenta que responde a todas as necessidades de registo e planeamento das organizações, mas que comunica em tempo real com os trabalhadores através da aplicação móvel myRandstad. Os talentos passam a ter informação relevante na palma da sua mão, 365 dias do ano.»

O YouPlan acelera a contratação, ao comunicar em tempo real com todos os colaboradores com informações profissionais do seu interesse, como horário de trabalho ou banco de horas, e também permite de imediato ao trabalhador aceitar novos turnos ou horas extra.

O responsável referiu ainda: «As funcionalidades do YouPlan vão-nos permitir ir cada vez mais longe. Numa altura em que todos os sectores se deparam com a escassez de candidatos, conseguirmos comunicar através de notificações no telemóvel com os nossos talentos, um fator decisivo para chegarmos às pessoas de que necessitamos. Em paralelo, abre uma porta de comunicação com os nossos alumni, o que aumenta o engagement e até a possibilidade de recontratações em especial para sectores que vivem da sazonalidade e de picos de necessidade, como por exemplo a hotelaria e a agricultura.»

O YouPlan está incluído na oferta de trabalho temporário e outsourcing da Randstad, não representando um custo acrescido aos clientes, mas sim um benefício na sua gestão do talento. Pode ser implementado de duas formas, em modelo YouPlan, em que o cliente é que gere toda a informação na aplicação, ou em WePlan, situação em que a Randstad gere todos os dados no cliente.

Finalmente, José Miguel Leonardo Partilhou: «Estamos já em oito empresas que representam mais de 500 colaboradores, mas somos mais ambiciosos e por isso temos uma expectativa elevada até ao final do ano. Estamos juntamente com outros países a fazer esta implementação, acreditando que pode ser disruptiva no mercado e que aproximará a oferta e a procura.»

Estados Unidos, França, Suíça, Itália e Bélgica são os países que já estão envolvidos, existindo uma equipa central que continua a desenvolver o produto para que novas funcionalidades venham a ser implementadas, sempre indo ao encontro das necessidades das empresas e dos talentos.

 

e-gamers dizem sim ao YouPlan

A Randstad Portugal, para compreender a aceitação do YouPlan, fez um piloto da sua utilização no maior evento de e-sports que aconteceu em Lisboa, em junho deste ano (na imagem). A empresa de recursos humanos tinha uma zona de jogos para 50 gamers com batalhas do jogo Fortnite. Todos os interessados em jogar tinham de fazer o seu registo na aplicação (IOS ou Android) e inscrever-se no turno pretendido. Este piloto permitia testar não apenas a utilização das features desta solução mas a própria aceitação e a usabilidade num target dos 18 aos 35.

No fim-de-semana do evento, a aplicação myRandstad ficou em terceiro lugar na Google Store e estava no top 10 da Apple, e o feedback dos utilizadores não poderia ter sido mais positivo (vídeo disponível no site da Randstad, aqui).