FCH-Católica inicia ano letivo com atividade ecológica

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-Católica), situada em Lisboa, marca o início do seu ano letivo, hoje, dia seis de setembro, com uma intervenção ecológica na Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e Mata da Machada, no Barreiro. A atividade vai envolver cerca de 200 novos alunos dos programas de licenciatura da faculdade.

A decorrer no âmbito do programa «FCH Solidária – O Outro em Nós», projeto anual de integração dos novos alunos de licenciatura que conta com uma vertente social, a atividade conta com a parceria do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Câmara Municipal do Barreiro. O desafio é uma intervenção ecológica com o objetivo de promover a limpeza, a proteção e a requalificação deste importante pulmão da margem sul do Tejo.

Nelson Ribeiro, diretor da FCH-Católica, assinalou: «Como não podia deixar de ser, devido à devastação dos incêndios, este ano decidimos dedicar a ‘FCH Solidária’ à temática da proteção florestal. A atividade voluntária que vamos levar a cabo visa não só a sensibilização destes jovens para a importância de preservar a floresta, como é ainda uma excelente atividade de integração dos novos alunos na comunidade académica, envolvendo-os desde o início nos valores e na cultura da nossa universidade.»

A atividade realiza-se no âmbito do «Projeto Biodiscoveries», que é financiado pelo programa «LIFE» e cujo objetivo é promover o controlo de espécies invasoras na área da Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e Mata da Machada, através de ações de voluntariado.

A FCH-Católica alia-se assim a esta causa numa atividade que vai impactar alunos dos cinco cursos de licenciatura: «Comunicação Social e Cultural», «Filosofia», «Línguas Estrangeiras Aplicadas», «Serviço Social» e «Psicologia».