A Volvo Trucks está a apresentar o seu primeiro camião integralmente elétrico para utilização comercial – o Volvo FL Elétrico para distribuição urbana e operações de recolha de resíduos, entre outras aplicações. As vendas e a produção em série do novo modelo terão início na Europa no próximo ano.
Texto: Redação Human
«Orgulhamo-nos de apresentar o primeiro de uma gama de camiões Volvo integralmente elétricos, prontos para o trânsito normal», disse Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks, assinalando ainda: «Com este modelo, damos às cidades a possibilidade de conseguir um desenvolvimento urbano sustentável para beneficiarem das vantagens de transportes em camiões elétricos.»
Com uma melhor qualidade do ar e menos ruído na cidade, é possível planear alojamentos e infraestruturas de forma mais livre do que atualmente. Um camião elétrico sem quaisquer emissões de gases de escape pode ser utilizado em terminais interiores e zonas ambientais. O baixo nível de ruído que apresenta cria oportunidades para trabalhar mais durante a noite, reduzindo o peso nas estradas durante o dia.
O interesse do mercado nos camiões elétricos é considerável. Muitos potenciais clientes perguntam sobre as oportunidades geradas pela nova tecnologia e sobre o impacto que terá nas respetivas operações
Jonas Odermalm, responsável pela estratégia de produtos Volvo FL e Volvo FE na Volvo Trucks, partilhou: «Para tornar a transição segura e suave, disponibilizaremos soluções holísticas baseadas nas necessidades individuais de cada cliente ao nível de ciclos de condução, capacidade de carga, período operacional, autonomia e outros parâmetros. Uma solução deste tipo pode incluir tudo, desde análise de percursos e otimização das baterias a assistência e financiamento. A Volvo Trucks trabalha em estreita colaboração com vários fornecedores de equipamento de carregamento. O objetivo, como sempre, é proporcionar aos clientes altos níveis de período operacional e produtividade.»
A apoiar a oferta da Volvo Trucks estão os conhecimentos acumulados do Grupo Volvo ao nível de soluções elétricas de transporte. A Volvo Buses vendeu mais de 4.000 autocarros elétricos desde 2010. A tecnologia utilizada para propulsão e armazenamento de energia no Volvo FL Elétrico foi exaustivamente experimentada e testada desde o início, sendo apoiada pela extensa rede de vendas, assistência e fornecimento de peças da Volvo Trucks.
Jonas Odermalm explicou: «A experiência mostrou-nos como é importante que cidades, fornecedores de energia e fabricantes de veículos cooperem para que a eletrificação em grande escala se torne realidade. Com incentivos atrativos, normas aceites e uma estratégia a longo prazo de planeamento urbano e expansão da infraestrutura de carregamento, o processo pode ser muito mais rápido.»
Na Volvo Trucks acredita-se que é essencial ter uma visão holística da eletrificação do sector dos transportes para enfrentar os desafios constantes em áreas como geração de eletricidade e baterias.
O responsável referiu ainda: «Por exemplo, para garantir que as matérias-primas das baterias são extraídas de uma forma responsável, o Grupo Volvo trabalha com a rede Drive Sustainability, que tem uma função especial que monitoriza essa questão. O Grupo Volvo também está envolvido em vários projetos em que as baterias de veículos pesados elétricos ganham uma segunda vida, reutilizadas para armazenamento de energia. Ainda não foram resolvidas todas as questões relacionadas com o processamento de baterias, mas estamos a trabalhar ativamente no âmbito do grupo e em colaboração com outros intervenientes para impulsionar o desenvolvimento e criar as soluções necessárias.»
Os primeiros camiões da gama Volvo FL Elétrico estão agora em fase de funcionamento normal nas mãos de clientes em Gotemburgo (Suécia), casa da Volvo Trucks.
Factos
– Camião integralmente elétrico para distribuição, recolha de resíduos e outras aplicações em condições urbanas, com um peso bruto de 16 toneladas.
– Linha motriz: motor elétrico de 185 kW, potência máxima de 130 kW de potência contínua, transmissão de duas velocidades, veio de transmissão, eixo traseiro; motor elétrico com um binário máximo de 425 Nm; binário máximo do eixo traseiro de 16 kNm.
– Armazenamento de energia: duas a seis baterias de iões de lítio, com um total de 100-300 kWh.
– Autonomia: até 300 quilómetros.
– Carregamento: carregamento de CA através da rede de abastecimento elétrico (22 kW) ou carregamento rápido de CC através de CCS/ Combo2 até 150 kW.
– Tempo de recarregamento (de baterias vazias até completamente carregadas»: carregamento rápido de uma a duas horas (carregamento de CC), carregamento noturno até 10 horas (carregamento de CA) com uma capacidade máxima das baterias de 300 kWh.
– Os dois primeiros camiões Volvo FL Elétrico serão utilizados pela empresa de recolha de resíduos e reciclagem Renova e pela empresa de transportes TGM.
– O projeto «Distribuição Urbana Fora das Horas de Ponta» estudou os efeitos do transporte de mercadorias à noite no centro de Estocolmo; evitando o trânsito de hora de ponta, os camiões conseguiram fazer o seu trabalho num terço do tempo, em comparação com a utilização durante o dia.