CUPRA Ateca
O primeiro modelo da nova marca da SEAT

A SEAT anunciou o lançamento da CUPRA como uma nova marca, com a sua própria identidade. A apresentação exclusiva teve lugar em Barcelona, com a revelação do primeiro modelo, o CUPRA Ateca.

Texto: Redação Human

 

CUPRA, o nome que sempre se assumiu como o lado mais desportivo da SEAT, ganhou a sua própria entidade, para desenvolver modelos conjuntamente com a SEAT, mas com um firme empenho no desenvolvimento da sua independência. Com este passo, a nova marca ganha o seu próprio espaço em cerca de 260 concessionários SEAT, selecionados para tal em toda a Europa.

A nova marca será parte da SEAT tal como outras empresas totalmente detidas pelo grupo, como a SEAT Metropolis:Lab Barcelona. Com esta decisão, a companhia procura diversificar a sua atividade, desenvolvendo novos modelos de negócio que possam ser lucrativos, ao mesmo tempo que continua a reforçar a sua posição financeira.

O logo CUPRA, revelado oficialmente há umas semanas, é inspirado na atitude tribal de algumas civilizações e reflete os valores que a nova marca quer transmitir: paixão, precisão, determinação e coragem.

 

O primeiro modelo

Icónico e imponente, o CUPRA Ateca é um SUV que marca uma nova era, num segmento até agora apenas reservado às marcas ‘premium’.

O nome CUPRA sempre se destacou pelo equilíbrio entre o divertimento ao volante e o sentido prático no dia-a-dia. Não são todas as marcas que conseguem oferecer a precisão e a dinâmica de um CUPRA e, em simultâneo, um veículo que pode ser usado para levar as crianças à escola, ir às compras ou viajar com imensa bagagem e um elevado nível de conforto. O novo CUPRA Ateca combina um ‘design’ dinâmico e de perfeita elegância com o habitáculo espaçoso e a ampla bagageira.

O motor 2.0 TSI do novo CUPRA Ateca debita 300 cavalos (CV, 221 kW). É um dos motores mais sofisticados e tecnologicamente mais evoluídos do mercado, com um novo sistema de filtro de partículas (Otto) concebido para cumprir as mais recentes legislações sobre emissões. Este motor chega com um som mais poderoso e está associado à recém-desenvolvida caixa DSG de sete velocidades, que foi desenvolvida para garantir passagens mais desportivas, com engrenagem mais rápida, mais suave e mais precisa. A caixa de velocidades foi ajustada de forma a combinar uma excelente performance com baixos níveis de consumo e de emissões.

O CUPRA Ateca recebe o sistema de transmissão 4Drive, um dos mecanismos de tração mais seguros, avançados e eficientes do mundo. O sistema 4Drive analisa em tempo real as condições da estrada, a velocidade do veículo, a rotação de cada roda, a posição do volante e o estilo de condução ou o modo selecionado para pronta e progressivamente distribuir a potência no momento certo às rodas mais adequadas. Está otimizado para funcionar em perfeição com todos os modos de condução: Normal, Sport, Individual, Snow, Off-Road e, claro, o modo CUPRA. Quando selecionado o modo CUPRA no Drive Profile, o motor reage de imediato com um refinado som e a suspensão adaptativa (Dynamic Chassis Control) é ajustada para proporcionar uma condução com amortecimento mais desportivo

O CUPRA Ateca destaca-se pelo visual exterior. À frente, surge a grelha superior com miolo em tipo ninho de abelha com o novo logo CUPRA no centro. As letras CUPRA sobressaem em alumínio baço na grelha inferior, mesmo acima das linhas mais exclusivas do para-choques.

Os detalhes em preto brilhante são uma constante no exterior do CUPRA Ateca: nas barras do tejadilho, capas dos espelhos, molduras das janelas, frisos laterais, jantes, grelha dianteira e difusores, à frente e atrás, bem como no ‘spoiler’ que emoldura o vidro traseiro. Há também alguns elementos que destacam a personalidade exclusiva deste automóvel, como a luz de boas-vindas que projeta o nome CUPRA e o logo no chão. As impressionantes pinças de travão a preto, o para-choques traseiro desportivo, o logo CUPRA cobreado na bagageira, as quatro ponteiras de escape no limite do difusor traseiro e as jantes exclusivas de 19 milímetros com traços diamante e o logo CUPRA, tudo num elevado carácter desportivo e elegante, diferenciador e único na dinâmica deste SUV. Há seis cores exteriores de carroçaria: azul ‘energy’, vermelho ‘velvet’, prata ‘brilliant’, cinzento ‘rodium’, preto ‘magic’ e branco nevada.

No interior, os painéis das portas são revestidos a Alcantara, com o logo CUPRA iluminado na placa de alumínio que se destaca na soleira da porta. Os bancos também são forrados em Alcantara preta com costuras a cinzento, e um efeito de fibra de carbono revestindo as laterais. Os pespontos a cinzento também estão presentes no volante forrado a pele e na alavanca da caixa de velocidades. Os pedais têm acabamento em alumínio, enquanto as saídas de ventilação da climatização e a consola central são revestidas a preto brilhante. O logo CUPRA também está presente no volante, nos tapetes, na chave e no sistema multimédia que, através do ecrã tátil, dá as boas-vindas ao condutor quando o motor é posto em marcha.

O equipamento de série no CUPRA Ateca está orientado segundo três princípios básicos: tecnologia, ‘design’ e segurança. Assim, sistemas como ‘keyless entry’ e ‘start’, carregador sem fios, amplificador de sinal GSM, câmara de visão 360 graus ‘top view’, ecrã tátil de oito milímetros com sistema de navegação ‘plus’, controlo de ‘chassis’ dinâmico – suspensão adaptativa –, painel de instrumentos digital ‘cockpit’ e ‘park assist’. Tudo equipamento fornecido na versão base.

Entre o equipamento opcional, o destaque vai para o Performance Pack, que inclui travões Brembo performance de 18 milímetros, em preto, o Pack Fibra de Carbono Exterior – ‘spoiler’ traseiro e capas de espelhos retrovisores –, o Pack Fibra de Carbono Interior – ‘tablier’ em fibra de carbono –, além de bancos em pele. Os bancos exclusivos CUPRA tipo ‘bacquet’ ficarão disponíveis em meados de 2019.

Com um centro de gravidade baixo e um sistema de suspensão que combina na perfeição a eficiência com a direção assistida progressiva, rápida e precisa, o novo CUPRA Ateca denota um comportamento dinâmico excecional com uma superior qualidade de rolamento.

O CUPRA Ateca alcança os 245 quilómetros por hora (km/h) de velocidade máxima e completa a aceleração de zero a 100 km/h em apenas 5,4 segundos.

Ainda que os SUV estejam num crescendo de popularidade, não há muitos como o CUPRA Ateca no mercado atual, sendo por esta razão que na qualidade de principal pilar da marca estreitará ainda mais a ligação entre as versões desportivas da SEAT e a própria competição.